Glartek


A Glartek tem o poder de ler informação por detrás de todos os objetos. Ajudamos a industria a reduzir tempo e custos na manutenção, mostrando informação importante e em tempo real ao operador de manutenção, através de realidade aumentada. A Glartek tem uma nova realidade para a indústria.

 

 

O que é/qual é o negócio?

A Glartek está a desenvolver uma plataforma de manutenção industrial, baseada em realidade aumentada. O seu principal objetivo é facilitar o acesso, rápido e organizado, a toda a informação relevante dos diferentes tipos de equipamentos, em ambiente industrial. A nossa plataforma possibilita ao operador, apontar um smartphone para os equipamentos para aceder e visualizar, em tempo real, toda a informação que necessita, em campo.

 

De onde nasceu?

A ideia surgiu em 2016, quando os fundadores trabalhavam juntos, numa empresa especializada em Frio industrial. Durante esse tempo verificaram que havia uma enorme escassez de informação, durante as intervenções de manutenção. Isto era resultante da falta de contacto entre os operadores de manutenção e os sistemas de monitorização. A resposta para a solução surgiu com a fusão das áreas em que os fundadores são especialistas: por um lado, o Luís que é formado em arquitetura e especializado em modelação 3d e o Gonçalo que vem de engenharia eletrotécnica com especialização em automação industrial. Usando a Realidade aumentada como interface para a informação, consegue-se chegar toda a informação necessária ao operador de forma imediata e intuitiva.

 

Missão?

Temos 4 objetivos:

1) ajudar a reduzir custos de manutenção industrial;

2) assegurar a eficiência e desempenho de aprendizagem do pessoal de manutenção; 

3) reduzir os tempos de inatividade produzidos pelas intervenções de manutenção; 

4) maximizar / aumentar a segurança e minimizar o erro humano.

 

Financiamento?

Até ao momento a empresa foi financiada pelos sócios e capital proveniente de prémios e projetos piloto.

 

Promoção?

Desde muito cedo temos participado em eventos e aceleradores que nos tem possibilitado aumentar o network e dado uma grande exposição. Isso tem aberto portas para conseguirmos um contacto mais direto com possíveis clientes.

 

Onde esperam chegar?

A realidade aumentada é uma nova forma de interação com o mundo que nos rodeia. O nosso objetivo é ser uma referência para a criação de um standard visual de realidade aumentada para o contexto industrial.

 

Como lidaram com a incerteza inicial?

A incerteza acompanha sempre qualquer negócio, ao longo da sua vida. Cabe a nós mitigar estas incertezas com os pequenos triunfos do dia a dia. 

 

Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?

O maior trunfo é a experiência, o maior segredo é a paixão que cada um de nós tem pelo projeto. 

 

O que sugerem a quem começa?

O negócio é feito lá fora. Comecem por criar a vossa network de contactos, falem com possíveis clientes, questionem sobre o produto e sejam humildes para ouvir as opiniões. Entrar em programas de aceleração é a melhor forma de aprender sobre o negócio, conhecerem mentores, investidores e até clientes. O negócio não se desenvolve dentro da nossa zona de conforto. Há-que ter coragem para mostrar ao mundo a nossa ideia, o nosso sonho.

 

Qual o melhor conselho profissional que já recebeu? 

Não tenhas medo do fracasso! Vive de metas desafiantes e diverte-te pelo caminho.

 

Mais informações em glartek.com.

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais