GoWi-Fi


O GoWi-Fi pretende criar uma única rede Wi-Fi que sirva as necessidades das pessoas enquanto guarda informações sobre elas, como os seus interesses, conciliando esses dados com os produtos e serviços dos parceiros.



O que é/qual é o negócio?


É uma rede Wi-Fi grátis que qualquer pessoa pode usar e damos ainda o benefício de trazer marcas que comunicam com os nossos utilizadores de acordo com os seus interesses e com geo-localização. Estamos assim a juntar grandes e pequenas entidades que têm Wi-Fi numa única rede, com projetos de smart-cities, transportes públicos, grandes retalhistas mas também dos pequenos comerciantes que também precisam de ferramentas digitais simples para aumentar os seus negócios.


E trabalhamos dados à volta do Wi-Fi, o que passa por conseguir compreender onde andam pessoas, procuramos informação acerca dos gostos e hábitos das pessoas de forma a fazer o encontro desses interesses e preferências com os dos nossos parceiros. A ideia é terem a informação atualizada sobre o mercado e saberem assim como e quando comunicar de forma assertiva com o target certo. A forma de rentabilizar a nossa rede Wi-Fi gratuita e o nosso modelo de negócio passam por juntar interesses de marcas e pessoas e que assim possam comunicar de forma eficaz, através de uma plataforma onde têm acesso a toda a informação e onde conseguem gerir campanhas de comunicação com uma grande audiência segmentada.


De onde nasceu?


Foi em Aveiro que tudo começou, a ideia propriamente dita começou a ganhar força entre os fundadores nesta cidade. Depois por questões estratégicas fomos para Lisboa.


Missão?


Melhorar a assertividade do marketing na vida real. Criámos novas formas de rentabilizar o investimento em Wi-Fi, através de uma plataforma de conhecimento e interação com pessoas com base na geo-localização e de acordo com o perfil de grupos de individuos. Para as pessoas somos a maior rede aberta gratuita e com um serviço de envio de mensagens com vantagens para os nossos utilizadores.


Financiamento?


Investimos até ao momento cerca de 1 Milhão de Euros com capitais próprios dos fundadores e business angels.


Promoção?

Há dois mercados importantes para nós, o B2C onde temos os utilizadores do Wi-Fi que nos conhecem pelos locais onde acedem e redes sociais; o mercado B2B onde estão as empresas que usam a plataforma de business intelligence para tirar o máximo de proveito das potencialidades de conhecer e interagir com os seus clientes. Aqui há uma abordagem comercial muito próxima e claro, as redes sociais também ajudam na divulgação e exposição.


Onde esperam chegar?


Em Portugal, em termos de utilizadores queremos passar o milhão de utilizadores únicos registados, é um marco importante, e acompanhamos com entusiasmo o crescimento exponencial da primeira comunidade Wi-Fi livre em Portugal. Em termos de clientes, para além do crescimento nacional com novos locais GoWi-Fi também ambicionamos uma aposta internacional que já está a começar na Polónia e queremos alargar a novos países.


Como lidaram com a incerteza inicial?


Lidamos sempre com muita consciência de que iriamos dar um passo de cada vez, começamos com uma equipa muito reduzida, 3-4 pessoas, e com a ideia que íamos revolucionar o mercado de Marketing e de tecnologia Wireless e mostrar às empresas as vantagens disso.


Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?


Para uma empresa que está a começar num mercado altamente competitivo e dinâmico o trunfo passa por acreditar no projeto, ter uma visão clara do que se pretende e fazer as parcerias certas. Penso que o nosso trunfo foi o facto de logo no início termos conquistado empresas que também acreditaram em nós e deram-nos uma primeira oportunidade de parceria/negócio. Acho que é importante ter a consciência que juntos seremos mais prósperos e daí podem surgir muitas outras oportunidades. A aposta numa troca de serviços com outras empresas foi algo fundamental para ganharmos alguma notoriedade.


O que sugerem a quem começa?


Acreditar no seu projeto, estar atento ao mercado, ouvir as pessoas e as empresas e de certeza que conseguirá adaptar-se às exigências. Acima de tudo resiliência e visão clara de onde querem chegar.



Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?

Que não há limites aos nossos sonhos. Quando queremos muito uma coisa conseguimos sempre.


Mais informações em GoWi-Fi.


Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais