Herb Pack


A aventura começou quando João Amaro tinha apenas 19 anos. Estudante de arquitetura paisagística, João tinha o sonho de desenvolver um negócio próprio, que se autofinanciasse e fosse conciliável com os estudos e, acima de tudo, que lhe aprouvesse.

 

Partindo da ideia das hortas urbanas e da agricultura vertical, criou os Herb Packs, bolsas duráveis e ecológicas para fazer crescer diversos tipos de plantas que podem ser penduradas em qualquer local.

 

O campo nunca esteve tão à mão de semear.

 

 


O que é/qual é o negócio?
Os Herb Packs são uma solução para quem não tem muito espaço em casa mas sempre teve vontade de cultivar algumas plantas. São vasos maleáveis, feitos de geotêxteis que permitem fazer pequenos canteiros verticais em varandas e janelas.

 

De onde nasceu?
Nasceu da vontade de querer ter um negócio próprio que fosse original, que estivesse relacionado com o meu curso (arq. paisagista) e pudesse ser financiado por mim.

 

Missão?
Encher as varandas e fachadas das casas com flores, ervas aromáticas e mini-hortas urbanas biológicas.

 

Financiamento?
A Herb Pack começou com cerca de 200-300€, o suficiente para registar o design e marca e produzir algumas unidades de teste. Depois foi crescendo, lentamente, autofinanciando-se.

 

Promoção?
A promoção intencional foi feita através da internet, com recurso a ferramentas de promoção do site e página do Facebook. O interesse dos meios de comunicação como jornais, revistas e televisão, apareceu mais tarde e acabou por oferecer uma preciosa ajuda na divulgação.

 

Onde esperam chegar?
Para já quero conciliar o negócio com a faculdade e sair empregado do curso quando este acabar (dentro de um ano e meio), objetivos que, à partida, estão cumpridos. Depois, com mais tempo, irei apostar na exportação recorrendo a alguns contactos que já fui fazendo.

 

Como lidaram com a incerteza inicial?
Como o investimento inicial não foi significativo e o tempo gasto no desenvolvimento da ideia me deu um grande prazer, não houve grande insegurança inicial. Se o projeto corresse mal, o resultado seria uma lição aprendida e uma série de horas bem passadas...

Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?
Acho que a motivação e paixão por aquilo que fazemos é o ingrediente principal.  

 

O que sugerem a quem começa?
Falar com muita gente e ter a mente aberta para receber todo o tipo de feedbacks. Tirar o maior partido da diversão que é (ou deveria ser) começar um negócio e valorizar cada nova experiência aprendida e contacto feito. Apostar com força na comunicação e design, sempre que possível, contratando alguém com talento na área.

 

Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?
"Regista o design".... pode parecer um conselho algo básico mas, na altura, com 19 anos e muitas dúvidas em relação ao que fazer, foi o suficiente para me fazer dar o passo de oficializar a marca e começar a olhar para a Herb Pack mais seriamente.

 


Mais informações em herbpack.pt.
 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Teóricos

Noções teóricas imprescindíveis para o arranque e gestão do seu negócio​

Saber mais

Agenda

Eventos na área do empreendedorismo

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais