iClio


A iClio é uma empresa dedicada à criação e publicação de conteúdos relacionados com História, Património e Cultura. Somos especializados na produção de conteúdos para os novos media digitais.

 

O objetivo é fazer face à grande procura por conteúdos de qualidade criando produtos que proporcionam ao utilizador uma experiência gratificante ajustada às capacidades dos novos dispositivos móveis e dos novos media.

 

 

O que é/qual é o negócio?

A iClio é uma empresa que opera no mercado turístico e que constrói pontes entre a história e a tecnologia, com foco na precisão, usabilidade, qualidade do projeto e gestão efetiva dos projetos. 
Clio, a musa da história, tornou-se em iClio, a musa da história, da cultura e do património para os digital media.

 

De onde nasceu?

A iClio nasceu pela mão de quatro historiadores ligados à Universidade de Coimbra que procuravam um guia turístico que oferecesse conteúdo originado de uma investigação histórica e cultural continuada. Foi aí que nasceu o JiTT (Just in Time Tourist), o primeiro produto da empresa. A aplicação móvel funciona como um guia turístico à medida de cada utilizador, tendo em conta sempre o seu tempo livre e o local geográfico onde se encontra. 

 

Missão?

Com o passar dos tempos a empresa cresceu e os nossos clientes exigiram -positivamente- mais de nós. Mais do que aplicações móveis e conteúdos para as mesmas, estamos a trabalhar noutras soluções tecnológicas para o mundo do turismo. A nossa missão é conseguir que os nossos clientes consigam satisfazer os clientes deles, oferecendo-lhes soluções personalizadas e dedicadas.

 

Financiamento?

Inicialmente capitais próprios e mais tarde Business Angels e Portugal Ventures.

 

Promoção?

Temos promovido as nossas soluções diretamente com os clientes e possíveis clientes. 

 

Onde esperam chegar?

Ao outro lado do oceano. Estamos a abrir caminho para o México, Peru e Colômbia. 

 

Como lidaram com a incerteza inicial?

Os primeiros tempos, sem sabermos se ia ou não resultar, foram feitos com muita fastfood, a trabalhar numa garagem de um dos fundadores. Hoje olhamos para esses dias com alguma nostalgia.

 

Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?

O ADN da nossa equipa que mistura historiadores e engenheiros informáticos. Fazemos questão de trabalhar todos (à exceção dos que trabalham no estrangeiro) na mesma sala para que exista um brainstorming constante mas, ao mesmo tempo, uma loucura saudável que permite o bom humor e a transmissão de conhecimentos.

 

O que sugerem a quem começa?

Num episódio de Shark Tank foi dito a uma concorrente que devia sentir menos amor pelo produto e focar-se no nível financeiro do negócio. Isto pode soar mal à primeira mas foi isso que tivemos de fazer na iClio - e ainda bem! Mudámos completamente o nosso Business Model (passamos de B2C para B2B2C) e abrimos o leque de ofertas para os nossos clientes. Isto quer dizer que deixamos de vender aplicações diretamente ao utilizador para vender serviços de conteúdos, tecnologias e outros a empresas da área turística. Acima de tudo foi preciso ter a mente aberta para perceber que estávamos a ir no caminho que não era o mais correto e é exatamente isso que sugiro aos que estão a começar: mente aberta e foco.
P.S.: Obviamente continuamos apaixonados pela nossa aplicação JiTT.travel (antigo JiTT).

 

Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?

“…a guerra não se faz com invenções, senão com fortes corações…” Diogo do Couto, séc. XVI

Não é bem um conselho, mas é um mote frequentemente referenciado na iClio, e que nos ajuda a interiorizar a ideia de que as conquistas resultam sobretudo da persistência e da capacidade de superar a frustração.

 

Mais informações em iclio.net.

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Teóricos

Noções teóricas imprescindíveis para o arranque e gestão do seu negócio​

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais

Agenda

Eventos na área do empreendedorismo

Saber mais