Ideal & Co


A Ideal & Co. é o resultado das origens, vivências e memórias de Rute Vieira e José Lima, designers de formação, a que, segundo os próprios, se junta o amor e a cumplicidade que partilham tanto na vida pessoal como na profissional. Nascida em 2012, é considerada pelos próprios o continuar de um projeto de vida antigo que começou a ganhar forma pelas mãos do avô de Rute, António Vieira, em 1935, numa das mais antigas práticas de que a humanidade tem memória: a de curtir peles.

 

O passado de Rute ligado à indústria dos curtumes e a paixão de José por bicicletas levaram-nos a criar um projeto que é o reflexo deles próprios e no qual dão relevância ao passado e à contemporaneidade. "Living Heritage" foi o slogan que adotaram como forma de honrar e prolongar a existência da herança familiar.

 

Malas, mochilas, capas para tablets e telemóveis, acessórios de bicicletas, estacionário para escritório e tantos outros artigos são feitos à mão e assinados pelo artesão que os fabrica. O resultado são peças únicas com um design muito apetecível, minimalista e que tenta preservar o saber dos artesãos do Parque Natural da Serra d'Aire e Candeeiros.

 

 


O que é/qual é o negócio?
IDEAL&CO - LIVING HERITAGE*  é uma marca portuguesa de acessórios em pele de curtimenta 100% vegetal que concebe e comercializa produtos manufaturados utilizando métodos e técnicas eco-friendly de trabalhar os couros: malas, mochilas, carteiras, messengers bags, capas para tablets e smartphones, acessórios de bicicletas, estacionário para escritório e outros leather goods.
É resultado de histórias e vivências diversas: uma marca que se assume apaixonada, sonhadora e espontânea, onde cada peça é muito mais do que aquilo que se vê e toca. Baseada num minimalismo funcional a IDEAL&CO - LIVING HERITAGE* cria peças únicas, intemporais, apetecíveis e duradouras, porque: ... *some things stay with you forever!
 

De onde nasceu?
Inspirada por todo o contexto histórico, social e cultural de uma família e de uma região a IDEAL&CO - LIVING HERITAGE*  decide ter como ponto de partida e inspiração a cada coleção, a riqueza de materiais, recursos naturais e humanos do Parque Natural da Serras d’Aire e Candeeiros.
A marca surge da fusão entre as origens dos designers Rute e José, as suas vivências e paixões. A que se junta o amor e cumplicidade que partilham  tanto na vida pessoal como profissional. Os designers acreditam seriamente que para se fazer algo genuíno e sincero, tem que vir do coração;  e que as ideias mais sólidas nascem, quando as histórias individuais se encaixam ao ponto de partilharem os mesmos valores e sonhos.
 

Missão?
100% portuguesa, IDEAL&CO - LIVING HERITAGE* é uma marca que se propõe através das coleções que assina a reinterpretar, a preservar e a partilhar a beleza do que é genuíno e Made in Portugal.
Tradição e contemporaneidade unem-se assim no design, construção e acabamento de cada peça. Reflexo da herança cultural portuguesa e da riqueza dos nossos recursos naturais e humanos.
O respeito pelas matérias primas mais nobres, transformadas de forma ecológica e sustentável, e a valorização do trabalho dos artesãos experientes são base para a concepção e idealização de toda a coleção. Cada produto IDEAL&CO - LIVING HERITAGE* é especial, tem vida própria!  E é objetivo da marca dinamizar e dar nova vida a pequenas oficinas de artesãos do Parque Natural da Serras d’Aire e Candeeiros que trabalham ainda de forma tradicional estes produtos absolutamente intemporais e de excepcional beleza.
 

Financiamento?
Durante um ano muitas horas de trabalho extra como freelancers, depois dos empregos ""normais"" das 9h às 18h, permitiram reunir capitais próprios suficientes para arrancar com a marca. Atualmente é de forma auto-sustentável que o projeto que envolve a marca continua a crescer, gradualmente e sempre com os pés bem assentes na terra. O objetivo é as vendas da marca sustentarem o seu próprio crescimento.  
 

Promoção?
A página do facebook da IDEAL&CO - LIVING HERITAGE*  foi a plataforma que elegemos para divulgar a marca no primeiro ano. Uma aposta que se revelou acertada, pois permitiu estabelecer as primeiras relações e contatos tanto a nível nacional como internacional. A partir daqui conseguimos dar-nos a conhecer e chegar exatamente ao público que era nosso objetivo conquistar. isso refletiu-se nas vendas que têm superado as nossas perspectivas iniciais. A imprensa nacional tem-nos dado muito apoio, com reportagens e artigos sobre a marca e a coleção. A nível internacional saímos na revista inglesa Monocle, em março 2013, e alguns bloques o que foi fundamental credibilizar a marca, como por exemplo o Selectism.
Atualmente a nossa estratégia passa por continuar a trabalhar as redes sociais, apostar mais na divulgação do nosso site e da nossa loja on-line.  Ainda em 2014 está previsto investir numa feira fora de Portugal  que nos permita ter um contato mais direto com potenciais lojas dentro do mercado europeu. A nossa presença em Portugal com lojas em Lisboa, Porto, Braga e Ericeira é um objetivo alcançado que nos faz sorrir e para já apenas queremos reforçar estas parcerias comerciais de forma ativa e eficiente.  
 

Onde esperam chegar?
Estamos a crescer sustentadamente e não pensamos em fronteiras, queremos chegar longe e sentimos, com os resultados obtidos nesta primeira fase, que isso é absolutamente possível. A coleção tem características ecléticas capazes de agradar a mercados e públicos muito distintos, que se deixam conquistar pelo look intemporal e pela qualidade dos materiais e dos acabamentos, o que nos deixa muito felizes.
Desde o primeiro momento sentimos uma receptividade e entusiasmo, de todos, absolutamente surpreendente. Criamos laços e fizemos amigos, temos conhecido pessoas incríveis que nos têm apoiado e ajudado, com verdadeira paixão, a divulgar a marca dentro e fora de portas. Os contatos tanto de lojas, como de agentes, e mesmo do público em geral, tem sido muito positivo e construtivo. Sentimos que a marca e os produtos conseguem distinguir-se e captar a atenção no meio de tanta concorrência.
 

Como lidaram com a incerteza inicial?
Desde o primeiro momento fomos muito ponderados e conscientes da nossa realidade.  Durante o primeiro ano mantivemos fontes de rendimento paralelas de forma a reduzir ao mínimo os encargos da marca. Apostamos num conceito de marca/produto com a qual nos identificávamos e acreditávamos profundamente. Não fomos atrás de uma fórmula instantânea e com prazo de validade limitado. Palavras chave como intemporalidade, qualidade, contemporaneidade, tradição, identidade, ambiente e sustentabilidade não são conceitos ocos e decorativos na nossa marca.
Estamos a tentar dar passos certos mesmo que sejam mais lentos pois no contexto económico e social atual um passo em falso pode ser fatal.  O mais importante que nos tem acontecido é a credibilidade que temos vindo a ganhar, enquanto marca, junto do nosso público alvo e dos media que tão bem nos acolheu. Tudo isto é muito por mérito da qualidade que se perceciona nos produtos e da transparência com que a Ideal&Co se apresenta.
 
 

Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?
As peças em pele da IDEAL&CO - LIVING HERITAGE*  são confecionadas usando os melhores couros portugueses. Estes são curtidos com taninos vegetais a partir da casca de árvores como a Mimosa, sendo tingidos com corantes naturais; não usando no seu processo de curtume os produtos químicos à base de sais crómio. A pele de curtimenta vegetal desenvolve uma pátine que dá carácter e uma beleza especial a cada peça, e quanto mais a peça é usada e exposta  aos elementos naturais, como o sol mais bela fica.
Posteriormente com o auxílio das mãos hábeis dos artesãos do Parque Natural da Serras d’Aire e Candeeiros que vincam, colam e cosem cada peça  individualmente, usando conhecimentos antigos, que passaram de geração em geração, testam-se e afinam-se detalhes que fazem toda a diferença no acabamentos das peças, tornando-as especiais e exclusivas.
As malas, sacos e mochilas feitos com esta pele de curtimenta vegetal  vão com o tempo e o uso ganhando diferentes tonalidades e tornando-se mais escura - esta é uma das características mais belas deste couro exclusivo. Trata-se de um processo normal e quem adquire um produto espera, naturalmente,  que o couro desenvolva essa pátine.
Os couros de curtimenta vegetal revelam as características naturais do couro, o que torna cada produto feito com esta pele original e único.  
A IDEAL&CO - LIVING HERITAGE* tem um conceito de marca muito forte e sustentado. Todos os ambientes e processos da marca são absolutamente transparentes, o que não deixam dúvidas quanto aos valores defendidos. 

 

 

O que sugerem a quem começa?
Paixão, consistência e muita dedicação. Quando se está a trabalhar em algo em que se acredita é fácil defender uma ideia ou produto.  
 

Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?
Sermos honestos, acima de qualquer estratégia, plano ou ação, a honestidade é um valor maior.   

 


Mais informações idealandco.com.
 

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