Iluztra


Desenvolvida por Inês Marujo, Cláudia Sirgado e Rita Pedro com a ajuda preciosa de Pedro Flores, a Iluztra é uma empresa portuguesa de design de iluminação com uma visão muito especial que engloba um olhar terno sobre o património do nosso país.

 

A ideia era criar uma lembrança pela passagem por Portugal de cariz diferente das habituais t-shirts, ímanes ou canecas. Assim, as sardinhas, os galos de Barcelos e outros elementos típicos decoram, com gosto e requinte, os candeeiros que iluminarão sempre a memória de um tempo e um espaço tão lusitanos.

 

 

O que é/qual é o negócio?
ILUZTRA é uma jovem marca, 100% portuguesa, que alia a ilustração à criatividade e ao design de iluminação, criando peças únicas e de coleção que representem o que de melhor se faz em Portugal.
 

De onde nasceu?
Nasce do desejo de criar um novo produto, diferenciador e criativo, para os mercados do Turismo e da Decoração, que transportasse consigo memórias e representações da nossa cultura e património.
 

Missão?
Os nossos produtos são únicos, têm a particularidade de serem feitos por portugueses que dão a sua própria visão sobre os temas; iniciámos com a temática de Portugal e as suas cidades mais emblemáticas e vamos expandir a coleção a outras áreas. A ILUZTRA tem o objetivo de iluminar a casa das pessoas com cultura. Aliamos o design de iluminação à ilustração, à cultura, à criatividade e criamos peças de design e qualidade únicas.
 

Financiamento?
Tivemos financiamento inicial por parte de alguns investidores que acreditaram no projeto e no nosso trabalho e apostaram em embarcar connosco nesta aventura!


 
Promoção?
No lançamento da marca apostámos numa forte divulgação do nosso produto através dos media de imprensa e TV. A aceitação foi muito positiva e continuámos a ser contactados para apresentar o projeto em diferentes canais. Promovemo-nos através das redes sociais, da nossa loja online em iluztra.pt, alguns eventos de design e feiras e claro, dos nossos revendedores, de Norte a Sul do país, ilhas e alguns países da Europa.

 

Onde esperam chegar?
Esperamos levar o nosso conceito a outros países, quer seja aos portugueses que vivem lá fora, como a pessoas que simplesmente apreciem produtos criativos e de qualidade para as suas casas.


 
Como lidaram com a incerteza inicial?
Qualquer um dos quatro fundadores da ILUZTRA tem projetos paralelos, mas quando decidimos avançar sabíamos que tínhamos de o fazer “como deve ser” e para resultar, por isso empenhámo-nos a 100%, de forma a apresentar uma ideia coerente, inovadora e exequível. A incerteza está sempre presente, apenas temos de contrariar os aspetos menos positivos e aprender com os erros.


 
Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?
Adorarmos o que fazemos!
 

O que sugerem a quem começa?
Não desistam das vossas ideias, mas criem projetos com pés e cabeça. Não podemos pensar só numa das vertentes, mas sim no projeto como um todo: criatividade, inovação, produção, viabilidade comercial, investimento e retorno.
 

Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?
A persistência e qualidade no que fazemos irá ditar a nossa posição no mercado. Esta afirmação é válida para os profissionais e para as marcas.

 


Mais informações em iluztra.pt.

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Teóricos

Noções teóricas imprescindíveis para o arranque e gestão do seu negócio​

Saber mais

Agenda

Eventos na área do empreendedorismo

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais