Inovretail


A InovRetail é uma empresa dirigida por André Sousa Leão que se dedica à Investigação & Desenvolvimento de soluções de base tecnológica que se traduzam numa melhoria da experiência dos consumidores nos espaços de Retalho.

Quando a oportunidade surgiu, a vontade de empreender (aliada à experiência) falou mais alto, e hoje a Inovretail ambiciona tornar-se uma referência internacional no desenvolvimento de soluções inovadoras e de elevado retorno para o retalho.

O que é/qual é o negócio?
Ajudamos os retalhistas a melhorar a eficiência do seu negócio, por intermédio do diagnóstico do ambiente sensorial das lojas e identificação de medidas de melhoria. As nossas soluções são de base tecnológica (hardware e software) que utilizamos no processo de diagnóstico e que mais tarde disponibilizamos aos retalhistas para manutenção da estratégia utilizada.

De onde nasceu?
O projeto foi o resultado de uma combinação de fatores: experiência acumulada no setor de IT para retalho, gosto por soluções diferenciadas (daí a aposta na inovação) aliado a uma grande vontade de empreender. A ideia germinou ainda no decorrer da nossa anterior atividade profissional, foi devidamente amadurecida e estudada e mais tarde materializou-se no projeto que agora é a Inovretail.

Missão?
Melhorar a experiência de compra dos clientes, por intermédio de ambientes de loja mais apelativos, dinâmicos e eficientes, com retorno mensurável para os retalhistas.

Financiamento?
Promotores, Business Angels e Investidores Individuais estratégicos.

Promoção?
Numa fase inicial, optamos por uma divulgação e promoção da empresa “hands-on”, isto é, fizemos uma aposta forte na escolha de parceiros e clientes estratégicos, mais do que divulgação em massa. Estamos a entrar numa segunda fase de crescimento, onde iremos rever esta política e desenhar abordagens de comunicação para o mass-market mais agressivas.

Onde esperam chegar?
A Inovretail, tem como visão tornar-se uma referência internacional no desenvolvimento de soluções inovadoras e de elevado retorno para o retalho. Os nossos vetores fundamentais são a qualidade, inovação, capacidade de entrega e aposta na internacionalização.

Como lidaram com a incerteza inicial?
Bom planeamento, múltiplas streams de revenue e muito, muito trabalho. Essencialmente, a incerteza (inicial, atual e futura) deve ser encarada sempre com muito pragmatismo. As empresas sobrevivem com dinheiro e faturação, e é necessário ter sempre isso presente quando se está a tomar decisões estratégicas acerca de que produtos/serviços colocar no mercado.

Vosso maior trunfo diferenciador? Ingrediente secreto?
Uma vez que o ingrediente é secreto, não podemos divulgar… Essencialmente o triunfo diferenciador passa pela combinação de elementos como experiência, gosto pelo risco, elevada especialização e exigência muito elevada quanto à qualidade de entrega.

O que sugerem a quem começa?
Calma, coragem, pragmatismo e um sólido planeamento.

Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?
Deve entrar mais dinheiro do que o que sai.

Mais informações em inovretail.com.

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Teóricos

Noções teóricas imprescindíveis para o arranque e gestão do seu negócio​

Saber mais

Agenda

Eventos na área do empreendedorismo

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais