InVine


A InVine desenvolveu uma carta de vinhos digital, acompanhada de um poderoso backoffice onde os seus clientes podem fazer uma gestão inteligente dos seus produtos, pricing dinâmico e automático, recomendações e gestão de stock muito mais rápida e intuitiva.

 

 

O que é/qual é o negócio?

A InVine está a criar a próxima geração de menus para restaurantes, trazendo algo como o que a Amazon ou a Uber trouxeram: simplicidade e facilidade de escolha, através de uma experiência elegante com detalhes dos produtos, reviews e recomendações. Nos bastidores, está uma plataforma inteligente onde o restaurante gere e publica o seu menu, com pricing inteligente e uma base de dados de mais de 1 milhão produtos, poupando importante tempo e custo ao restaurante.

 

De onde nasceu?

A InVine foi lançada por João e André Reis, inicialmente focada em resolver o problema que muitos de nós já enfrentámos: a escolha de um vinho num restaurante. A ideia inicial foi usar uma carta de vinhos digital para dar mais informação ao utilizador e uma experiência bastante mais elegante e completa, facilitando a escolha e a confiança do utilizador, e ao mesmo tempo trazendo mais receita para o restaurante.O sucesso com o produto inicial lançado em Portugal levou a InVine a expandir para os EUA, onde está agora a operar, e a expandir a sua tecnologia para todo o menu.

 

Missão?

Uma experiência no restaurante moderna, simples, elegante e com recomendações para o que é ideal para cada utilizador.

 

Financiamento?

A InVine obteve o seu primeiro round de financiamento em 2014, de proeminentes fundos de capital de risco e angels, em Portugal e nos EUA.

 

Promoção?

A InVine já conta com um conjunto alargado de restaurantes como seus clientes, incluindo algumas cadeias hoteleiras globais como o Four Seasons ou o Ritz, e restaurantes de todo o tipo, desde estrelas Michelin até ao "restaurante de esquina". O aumento de receitas criado pelo seu sistema é um poderoso argumento para convencer os restaurantes, que podem experimentar sem compromisso.

 

Onde esperam chegar?

Queremos ser a tecnologia de menu usada pela grande parte dos restaurantes nos EUA, e depois expandir para outras geografias.

 

Como lidaram com a incerteza inicial?

A incerteza, que acompanha uma startup não só no início, foi e é superada com convicção. É preciso acreditar largamente no projeto, construir um ambiente de equipa onde cada um de nós se alimenta da motivação da pessoa ao seu lado, celebrar as pequenas vitórias e não pensar muito nas derrotas (mas aprender!).

 

Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?

Sermos uma equipa maioritariamente Portuguesa. Há algo na nossa perseverança e vontade de conquistar o mundo, que vem já desde os descobrimentos e que nos leva a acreditar que podemos ser muito maiores que o nosso pequeno país. Há também na nossa equipa um conhecimento tecnológico do mais alto nível mundial, que nos permite estar na crista da onda e inovar tão rápido quanto queremos.

 

 

O que sugerem a quem começa?

As melhores ideias nunca são obvias, e muitas vezes não fazem sentido para a maioria das pessoas. Lançar algo novo requer a coragem de enfrentar essa crítica, experimentar e melhorar constantemente, e acima de tudo persistir, porque os obstáculos não dão descanso.

 

Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?

Às vezes ser founder é difícil por não termos um "chefe" e haver sempre mais coisas para tratar do que tempo e recursos disponíveis. Uma das questões que nos passa pela cabeça é "quando é que já trabalhei o suficiente?". Quando passei por esta mesma dúvida, o Peter Ziebelman, um dos nossos investidores, deu nos o seguinte conselho: "Não tentes medir o teu trabalho de forma a validares se já dedicaste esforço suficiente. Em vez disso, tenta garantir que estás a deixar tempo suficiente para as coisas que são importantes para ti fora do trabalho."

 

Mais informações em invine.com.

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais