Josefinas
Arquiteta de formação e profissão, Filipa mantinha um sonho: o de oferecer às mulheres um calçado prático, elegante, que honrasse o seu passado de bailarina e o futuro da mulher moderna portuguesa.
Em homenagem à avó Josefina, Filipa batizou o seu projeto em honra da mulher que a acompanhou nos passeios que deu pelo Porto e que a levava ao ballet.
As sabrinas Josefinas só respondem pelos nomes “qualidade” e “conforto”, e um dia Filipa espera que esse chamamento – que já se ouve bem forte em terras lusas - possa vir sussurrado mas firme desde a Estátua da Liberdade.
O que é/qual é o negócio?
O nosso negócio baseia-se em dar às mulheres conforto, qualidade e moda - tudo nuns sapatos bonitos e simples.
De onde nasceu?
Tudo nasceu da ideia da Filipa, arquiteta, que sentiu que tinha de poder ter nos pés algo bonito e de qualidade, que fosse tão útil numa visita a uma obra, como num jantar com amigos.
Missão?
Dar às mulheres não apenas uns sapatos, mas a liberdade e a elegância que as leve mais longe do que alguma vez sonharam.
Financiamento?
O financiamento foi feito acima de tudo por capitais próprios e com a fé que o Sr. Jorge Sapateiro depositou na Filipa e no seu projeto, fazendo as primeiras amostras e experiências, antes de receber qualquer valor.
Promoção?
Boca-a-boca com a ajuda de web marketing, que inclui a promoção da experiência de quem compra e usa as Josefinas.
Onde esperam chegar?
A Nova Iorque e ao Japão.
Como lidaram com a incerteza inicial?
Naturalmente; com muita calma, e com a certeza que quando se faz coisas de qualidade nas quais se acredita, o resultado vai ser bom.
Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?
Qualidade feita em Portugal!
O que sugerem a quem começa?
Muita perseverança, nunca desistir, mas saber abraçar as dificuldades e transformá-las em oportunidades. Ouvir as críticas negativas, mas também saber ouvir as positivas.
Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?
Que devemos focalizar-nos nos objetivos, mas nunca ficar cega com eles, e estar sempre atenta às oportunidades que se apresentam, mesmo que pareçam um contratempo.
Mais informações em josefinas.pt