Empreendedorismo

La Crêperie da Ribeira


Lisboa passou a ser uma cidade de crepes – sejam eles doces, salgados, simples ou condimentados – quando Ana Sofia Oliveira e Ivo Melim decidiram avançar com a La Crêperie da Ribeira.
 
Inspirando-se nos crepes franceses – não tivessem ambos os fundadores vivido em França – a ideia é apresentar esta creperia como uma pizzaria ou uma hamburgueria, com delícias passíveis de serem degustadas sem horários.
 
A cada crepe experimenta-se uma viagem no espaço, porque para ir momentaneamente a França não precisamos de ir mais longe do que a Rua da Moeda.
 
 
O que é/qual é o negócio?
Eu e o meu marido Ivo abrimos um restaurante, mais especificamente uma 'Crêperie', no Cais do Sodré no dia 6 de setembro deste ano. Chama-se La Crêperie da Ribeira e dedica-se a servir galettes (crepes salgados) e crepes doces como se fazem na Bretanha, de onde são originários (e outras iguarias como tábuas de queijos e enchidos franceses, saladas e 'croques', tostas quentes francesas).
 
De onde nasceu?
Nasci em França e o meu marido, apesar de ser Madeirense, sempre adorou as galettes e os crepes que comíamos quando ele ia ter comigo a Paris. Queríamos um sítio assim em Lisboa: acessível, informal, bom e que ofereça uma qualidade constante.
 
Missão?
Temos como missão servir aos nossos clientes produtos frescos, cozinhados no dia a um preço acessível e com um serviço que queremos acolhedor e simpático.

 


 
Financiamento?
O financiamento deste projeto foi feito com capitais próprios a 100%.
 
Promoção?
Neste momento estamos a aproveitar toda a comunicação que é feita pelos media, por ser uma oferta diferente em Lisboa e por ser uma novidade. Somos muito ativos nas redes sociais e gostamos de manter o contacto com os nossos clientes, fazendo sempre questão de comentar algum 'post' ou alguma foto que fizeram no seguimento de uma visita ao nosso restaurante. Esperamos assim criar uma ligação mais pessoal com eles. Temos uma página no Facebook já com mais de 7.000 fãs!
 
Onde esperam chegar?
Queremos que este local se torne um ex-libris onde os Lisboetas possam ir a qualquer dia da semana e em qualquer horário (temos horário contínuo das 9h à meia-noite e estamos abertos todos os dias) deliciar-se com uma boa galette ou um bom crepe! E queremos desenvolver o projeto, mas primeiro queremos que este restaurante atinja uma 'velocidade de cruzeiro'.
 
Como lidaram com a incerteza inicial?
Pode parecer arrogante ou inconsciente da nossa parte, mas tivemos muito poucas dúvidas sobre o conceito em si - todas as grandes cidades do mundo têm pelo menos uma boa crêperie, não havia razão para que os Lisboetas não aceitassem ter uma também. Contudo tínhamos mais dúvidas sobre as nossas competências de gestão já que este restaurante é o nosso primeiro! Mas fizemos um business plan com estimativas pessimistas e mesmo assim era rentável, portanto avançámos!

 


 
Vosso maior trunfo diferenciador? Ingrediente secreto?
A nossa oferta já é muito diferenciadora e isso é um trunfo fantástico. Tentámos criar um espaço confortável, onde as pessoas se sintam bem e queiram voltar - isso passa por uma comida feita com ingredientes frescos e bons, a um preço acessível e com um serviço simpático - a equipa num restaurante é uma peça chave de todo o puzzle!
 
O que sugerem a quem começa?
Procurem trabalhar muito bem a ideia inicial - tem de facto de ser diferenciadora, são alguns pontos que se ganham sem grande esforço. E acreditem no vosso instinto para tomar as decisões que têm de tomar. Nunca aceitar as soluções apresentadas como únicas e definitivas, questionar sempre tudo! Assim poupa-se algum dinheiro com fornecedores e baixa-se o custo do investimento inicial.
 
Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?
Sê feliz - porque isso é a base de tudo tanto na vida pessoal como profissional. Tanto eu como o meu marido não distinguimos as 'duas vidas', gostamos do que fazemos e temos prazer em trabalhar, dedicando tempo à nossa família e aos nossos amigos. O equilíbrio é crucial!
 
 
Mais informações na página de Facebook da La Crêperie da Ribeira.

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Teóricos

Noções teóricas imprescindíveis para o arranque e gestão do seu negócio​

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais

Inspirações

Livros, filmes, séries e jogos para inspirar o seu negócio

Saber mais