MapIdea


A MapIdea é uma startup portuguesa que desenvolve software de informação geográfica tendo criado uma ferramenta de visualização de informações relevantes a negócios e estando já a ser utilizada por grandes players da indústria como a Domino's Pizza ou a Tabaqueira.

 

 

O que é/qual é o negócio?

A Mapidea assenta num produto de Location Intelligence que possibilita às empresas (e respetivas pessoas) colocar e analisar facilmente a informação de negócio numa perspetiva espacial. Trata-se de um produto baseado em Cloud, e comercializado numa lógica de subscrição anual (ou seja, sem CAPEX), que se diferencia pela facilidade de utilização por qualquer tipo de utilizador. Até agora as ferramentas existentes para suportar análises geográficas eram feitas para experts em SIGs (Sistemas de Informação Geográfica): a Mapidea é feita para quem usa o Excel.


De onde nasceu?

Este produto nasce dos mais de 50 anos de experiência combinada da equipa na conceção, desenvolvimento e implementação de sistemas e soluções de Business Intelligence e Location Analytics para grandes empresas dos mais variados setores. Todos nós trabalhámos juntos durante grande parte da nossa vida no mundo da consultoria corporate (mais propriamente na Novabase), o que para além de toda a experiência tecnológica, funcional e de gestão, faz de nós uma equipa muito coesa.

 

Missão?

Fazer com que a utilização de Location Intelligence nas organizações seja tão fácil e comum como o Excel. Mapas, mapas, mapas.

 

Financiamento?

Portugal Ventures, Seed round de €250.000.


Promoção?

O nosso principal alvo são as grandes empresas em todo o mundo. Nesta fase estamos totalmente focados em aumentar vendas baseados por um lado numa lógica Outbound (contactos diretos com potenciais clientes), e por outro numa lógica Inbound (não tão prioritária como a primeira, baseada em Content Marketing).



Onde esperam chegar?

O mais longe possível, claro. Diria, com um pouco de futurologia metida ao barulho (logo com muita margem de erro) que o normal seria, caso consigamos crescer com métricas interessantes, sermos adquiridos por uma software house que queira complementar a sua oferta de Business Intelligence com um produto de Location Intelligence, ou por uma empresa concorrente na nossa área (desculpe-se o jargão).


Como lidaram com a incerteza inicial?

Com bastante incerteza e muito #QSF. Já agora, a incerteza não foi só a inicial, pois a maior parte do caminho está ainda por fazer.


Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?

Conhecimento e experiência concreta na solução, tecnologia e mercado onde estamos a operar. A Mapidea não está a inventar o Location Intelligence: estamos a inovar com um produto melhor e mais acessível que os atuais, que desafia o status quo que há muito se faz sentir nesta área.


O que sugerem a quem começa?

Não queiram ser o próximo Facebook. Preparem-se para descobrir que as vossas ideias não valem nada, que não têm jeito nenhum para serem empreendedores e que uma boa métrica para se saber que se está no mau caminho é a quantidade de likes e palmadinhas nas costas por aparecerem nas redes sociais ou nos jornais. Assumam todas as responsabilidades sobre tudo, nunca culpem outra pessoa que não vocês por toda a m***a que acontece. Nunca. Sejam frugais, resilientes e sempre verdadeiros até à crueldade. Foquem-se muito, sempre. Ajudem sempre que possam. E, sobretudo (Yoda dixit) não tentem, façam.

Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?

O primeiro responsável pelo que acontece comigo ou à minha volta sou eu. O primeiro responsável por mudar o que acontece comigo ou à minha volta sou eu.

 

Mais informações em mapidea.co.

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais