Miss Pavlova


Ficar desempregado pode ser preocupante, mas também pode revelar-se o nascimento de uma oportunidade: que o diga Ana Maio.

 

Por golpe do destino, começou a vender um segredo de doçaria que já encantava familiares e amigos e quando deu por si tinha criado uma espécie de Revolução das Pavlovas.

 

 

O que é/ qual é o negócio?

‪A Miss Pavlova nasceu em 2013 quando Ana Maio ficou desempregada e decidiu mudar de vida. Pôs as mãos na massa e, através do Facebook, começou a vender a sobremesa que já era um sucesso entre a família e os amigos: a pavlova, um doce da Nova Zelândia ou da Austrália (os dois países ainda hoje disputam a origem), criado em homenagem à bailaria russa Anna Pavlova. O sucesso foi avassalador e a marca saltou das redes sociais para os mercados urbanos do Porto, onde portugueses e turistas se encantaram pelo aspeto e pelo sabor das Pavlovas, crocantes por fora, cremosas por dentro, com vários sabores e ingredientes sempre frescos.

Em 2015, a Miss quis ter uma casa própria. Chama-se Miss Pavlova Cake Café e tem as portas abertas no Almada 13, em plena Baixa do Porto. Neste espaço é possível saborear os vários sabores de pavlova, acompanhadas de um bom vinho ou uma bebida de café Nespresso. A Miss Pavlova faz também serviço de catering em eventos.

 

 

De onde nasceu / missão?

‪A Miss Pavlova nasceu do sonho da criadora, Ana Maio, que sempre desejou ter um espaço próprio onde pudesse comercializar o doce em que é especialista. A marca tem como missão estudar, fazer e levar até às pessoas, doces que provoquem sorrisos de satisfação. O grande fator diferenciador da Miss Pavlova é que os produtos de pastelaria fina são desenvolvidos através de um método artesanal, com base em ingredientes frescos e de primeira qualidade. A confeção das Pavlovas segue uma receita e técnica exclusivas, com um cuidado estético notório e uma preocupação com o controlo de açúcares e calorias. Em suma, a grande missão da Miss Pavlova é fazer clientes felizes.

 

Financiamento?

‪O financiamento foi feito através de um programa de apoio ao empreendedorismo e criação do próprio emprego que visa poder viabilizar projetos empresariais inovadores - Programa Investe Jovem.

 

Promoção?

‪O grande canal de promoção da marca tem sido a web, através das redes sociais e das relações públicas. Foi sobretudo o Facebook que trouxe reconhecimento à Miss Pavlova e apresentou a marca à cidade de Porto e aos turistas. A aceitação dos meios de comunicação social e a interação do público nas redes sociais têm gerado uma grande projeção mediática.

 

Onde esperam chegar?

‪Queremos poder levar a Miss Pavlova para outras partes do país para conseguirmos dar resposta a todos os pedidos que temos a nível nacional. No futuro, quem sabe,  exportar os nossos produtos.  

 

 

Como lidaram com a incerteza inicial?

‪No nosso caso o processo foi um pouco diferente do habitual. Antes de avançarmos com o projeto de uma forma que implicasse um grande investimento, fizemos uma espécie de “estudo de mercado”, através da participação em feiras, mercados urbanos e diversos eventos, o que nos levou a perceber o feedback dos clientes, a potencialidade de negócio e mesmo a divulgar a marca. Quando avançamos para uma loja própria já tínhamos uma comunidade nas redes sociais e uma carteira de clientes bastante interessante.

 

Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?

‪O segredo está na utilização de ingredientes de alta qualidade, com uma confeção artesanal e muito amor e dedicação à mistura. A apresentação estética do produto, a diferenciação e a inovação também ajudam muito.

 

O que sugerem a quem começa?

‪Aconselho a estudarem casos de sucesso, inspirarem-se e  inovarem. Nunca deixem de ser persistentes, porque um empreendedor tem sempre de enfrentar muitos obstáculos. Mas posso garantir que a chegada à meta compensa todas as dificuldades do percurso.

 

Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?

‪“Muita calma e estupidez natural”. Foi um conselho dado por uma grande amiga a quem eu admiro pessoal e profissionalmente.

 

 

Mais informações em misspavlova.pt.

 

Guias Teóricos

Noções teóricas imprescindíveis para o arranque e gestão do seu negócio​

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Agenda

Eventos na área do empreendedorismo

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais