MUB Cargo
Surgindo com uma solução inovadora de logística, a MUB Cargo é uma plataforma que liga as pessoas que precisam de fazer transportes a transportadores dispostos a recolher e entregar essas mercadorias.
O que é/qual é o negócio?
A MUB cargo é uma plataforma online que conecta pessoas que precisam de fazer transportes com uma rede de transportadores dispostos a recolher e a entregar essas mercadorias. A primeira versão da plataforma foi lançada em Novembro de 2016, e hoje conta já com mais de 350 transportadores nacionais registados.
O processo para enviar mercadorias através da MUB cargo é simples:
1- Aceder a www.mubcargo.com;
2- Entrar na aplicação e efetuar o registo;
3- Pedir um novo transporte, preenchendo alguns dados sobre a mercadoria, as moradas de recolha e entrega e o horário pretendido para o serviço;
4- Obter cotações dos nossos parceiros e selecionar a proposta mais apelativa;
5- Efetuar o pagamento diretamente na aplicação e seguir a mercadoria através da plataforma.
Desde o lançamento, já registámos mais de 1500 pedidos de transporte na nossa plataforma.
De onde nasceu?
A ideia foi do Carlos Palhares, que a teve enquanto fazia um MBA na Porto Business School, em 2010. O Carlos foi desenvolvendo a ideia com o Orlando Azevedo, amigo de longa data com experiência em logística. Mais tarde, em 2016, o Carlos decidiu voltar à Porto Business School e conheceu a Mariana Gomes e o Pedro Vilas-Boas, que passaram a fazer parte da equipa de cofundadores responsáveis pela execução da ideia.
Missão?
Cerca de 30% do total de quilómetros percorridos pelas empresas de transporte é feito com camiões vazios. A nossa missão é encher esses camiões, ajudando por um lado as empresas de transporte a rentabilizarem melhor os seus veículos, e por outro lado, oferecendo um serviço mais barato a quem precisa de fazer transportes.
Financiamento?
Fechámos há pouco tempo uma ronda de investimento seed com o objetivo de continuar o desenvolvimento da plataforma, aumentar o orçamento disponível para marketing e iniciar o processo de internacionalização. Concretamente sobre este assunto, queremos fechar parcerias com transportadores espanhóis ainda este ano.
Promoção?
A nossa maior aposta em termos de divulgação é em campanhas digitais, através de meios como o Facebook e o Google Adwords. No entanto, não deixamos de “bater à porta” de empresas, com o objetivo de dar a conhecer a plataforma, explicar como funciona e dar mais credibilidade à marca.
Onde esperam chegar?
Temos uma estratégia definida de expansão para toda a Europa, mas esta estratégia pode mudar com uma parceria que o justifique, por exemplo. Nunca vamos deixar de nos adaptarmos ao que os nossos clientes e parceiros nos pedem, e isso pode implicar alterações na estratégia que temos definida. Queremos ser a forma mais fácil de obter os melhores preços para efetuar serviços de transporte. Até chegarmos lá, o caminho ainda é incerto!
Como lidaram com a incerteza inicial?
Com muito trabalho e humildade! Porque foi preciso (e ainda é) melhorar muita coisa, não só na plataforma como na nossa forma de pensar sobre o setor.
Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?
O nosso maior trunfo é sem dúvida alguma a nossa equipa. É aquilo que os nossos clientes mais elogiam em nós: a forma como ajudamos os nossos utilizadores em todo o processo, desde a submissão do pedido de transporte até ao momento da entrega da mercadoria.
O que sugerem a quem começa?
É preciso encontrar o equilíbrio certo entre ouvir e filtrar aquilo que pode ser útil ou não, e no nosso caso o que ajudou foi termos uma visão bem definida. Essa visão é o nosso filtro. Só para dar um exemplo, chegamos a recusar investimento logo no início do projeto devido à falta de alinhamento nesta visão.
Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?
Colocar as pessoas certas com os desafios certos é das coisas mais difíceis de colocar em prática, mas vale muito a pena!
Mais informações em mubcargo.com.