Neargrow


A Neargrow ajuda empresas estrangeiras (Desenvolvimento de Software, Customer Support e Data Science) a expandir operações para Portugal e potencia a escalabilidade de empresas nacionais de forma sustentável.



O que é/qual é o negócio?
A Neargrow é uma empresa de Nearshore que disponibiliza todos os serviços necessários para que empresas estrangeiras possam expandir operações para Portugal. Oferecemos 3 soluções: Portuguese Branch - Criação de empresa/sucursal, com equipas de desenvolvimento de Software, investigação ou manutenção, supervisionadas por um Executivo (C-level); Managed Operations - Equipa remota com supervisão de pelo menos um Senior Manager (Project e Line Management incluído); Outsourcing - Enquanto os nossos clientes se concentram no Roadmap, nós recrutamentos o talento necessário para desenvolver os seus projetos.

De onde nasceu?
Nasceu com base na experiência do seu fundador/CEO. Rui Cainé foi Senior Developer na Portugal Telecom, mudou-se de malas e bagagens para Londres onde foi Technical Lead na Simplify Digital, posteriormente voltou a Portugal para criar uma sucursal Portuguesa para a mesma empresa - como Country Manager e representante legal. Tendo já conhecimentos técnicos, de gestão de projectos, recursos humanos e também a nível burocrático, decidiu ajudar outras empresas a fazer o mesmo que a Simplify Digital, dado o sucesso do seu processo.

Missão?
Ajudar empresas estrangeiras a expandirem operações para Portugal, (principalmente nas áreas de desenvolvimento de Software, Data Science, Customer Support e Recrutamento) assim como potenciar a escalabilidade de empresas nacionais de forma sustentável.
"We help you expand and grow your business worldwide."

Financiamento?
Até ao momento, a Neargrow não teve qualquer tipo de apoio financeiro externo. O capital social da empresa está directamente relacionado com as quotas dos respectivos sócios fundadores. No entanto, recentemente foram feitos alguns contatos para parcerias, recorrendo a financiamento, que estamos a avaliar.

Promoção?
Sendo o modelo de negócio voltado para o mercado internacional, é deveras importante manter o contacto com os possíveis clientes mesmo à distância. Para tal, temos “usado e abusado” das redes sociais, tais como o LinkedIn, Facebook, Twitter, AngelList, etc. No entanto, tendo consciência que o contacto directo (cara a cara) é crucial, estivemos presentes em várias feiras de tecnologia, em Portugal (ex. fomos uma das ALPHA Startups do Web Summit 2017) e em Londres (ex. Big Data World, Cloud Expo e Smart IOT). Promovemos também alguns meetups em Portugal (ex. Aveiro, Porto e Ericeira) de forma a perceber também as dificuldades das empresas locais - o tema escolhido foi "Why do I need a Roadmap?"



Onde esperam chegar?
Somos uma empresa recente (1 ano) com objetivos ambiciosos! Neste momento temos a nossa equipa de desenvolvimento em Aveiro e Coimbra mas o objectivo para o final do segundo ano é de abrir um novo escritório em Lisboa ou Porto.

Como lidaram com a incerteza inicial?
A nossa incerteza inicial esteve relacionada com a capacidade de capitalizar os contactos existentes e de conseguir chegar ao mercado internacional. A realidade é que nem sempre as empresas interessadas, antes da criação da empresa, decidem avançar; por outro lado, algumas empresas que não mostram interesse inicialmente, acabam por assinar contrato. Quanto ao mercado internacional, há sempre incerteza - a nossa estratégia é continuar a investir em feiras de tecnologia/recrutamento e aumentar a nossa visibilidade nas redes sociais.

Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?
Sem dúvida a competência e dedicação das equipas. O sucesso de uma empresa depende maioritariamente da motivação do seu staff e da visão (e metodologia adoptada) da direção da empresa. O ingrediente secreto é a nossa solução chave-na-mão, para criação de sucursal em Portugal, sendo a gestão de operações da nossa responsabilidade - desde procura e gestão de escritório, recrutamento, gestão de staff, segurança social, finanças, seguros, medicina no trabalho, contabilidade, representação legal, formação, gestão de projectos até apoio em candidaturas a fundos europeus.

O que sugerem a quem começa?
Pensem bem no vosso modelo de negócio e, antes de decidirem avançar, tentem rodear-se de pessoas que estejam interessadas na vossa ideia (serviços ou produto), tanto a nível de parceiros como futuros clientes. A definição de Roadmap, principalmente para quem quer desenvolver um produto, é fundamental para definir a estratégia da empresa, validar o seu progresso e antecipar a resolução de problemas ou mesmo evitá-los.

Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?
“Se quiseres ensinar alguém a pescar, dá-lhe uma cana de pesca e explica-lhe porquê e como a deve usar… nunca lhe deves dar o peixe!” Este tem sido o meu lema desde que comecei a gerir Pessoas e a criar líderes (em vez de chefes). O mais importante na vida profissional (e pessoal) é a aprendizagem e a motivação que nos guia durante essa caminhada.

Mais informações em Neargrow.

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