Origama


Começou há pouco mais de um ano, a aventura de Pedro Ravara e Francisca Falcão e que surgiu do comum desconforto que é ver-se sem posição uma vez deitado na areia da praia.


Fruto de uma brincadeira e vontade de solucionar um problema comum a muitos banhistas, o piloto de aviões e a arquiteta criaram a Origama – uma confortável toalha de praia que se monta num conjunto de estacas de madeira oferecendo um encosto agradável. As toalhas existem em diversas cores e alças, e brevemente poderão ser totalmente personalizadas.


E, agora, ir à praia tornou-se um prazer ainda mais irresistível.

 

 
O que é/qual é o negócio?
A Origama surgiu com base num conceito inovador de recriação de artigos de lazer e convívio: artigos de ar livre para praia e parque, diferenciados pela sua utilidade e design. O conceito assenta por um lado na reformulação de produtos já existentes, como sejam cadeiras, sacos, chapéus de sol, dando-lhe um novo design e sofisticação, e por outro no desenvolvimento de novos produtos que se destaquem pela conveniência de utilização e conforto. A Origama pretende responder com os seus produtos têxteis do modo ecológico, permitindo a sensação de conforto e bem-estar ao mesmo tempo que ajuda na preservação do meio ambiente.


De onde nasceu?
A Origama foi criada em 2012 pelas mãos de um jovem casal empenhado em construir algo novo para fazer face à conjuntura e encontrar um novo rumo para a sua vida. O projeto nasceu com a ideia de criar um objeto que resolvesse a falta de posição na praia criando-se assim o primeiro produto da marca: a chaise longue origama.


Missão?
O projeto pretende desde o seu início recriar a vida ao ar livre, reinventando hábitos de partilha e harmonia das pessoas com a natureza. A ideia é com o crescimento da marca levar as pessoas a aproveitarem mais os espaços exteriores, lerem mais, comunicarem mais, viverem a natureza e melhorarem a qualidade de vida!


Financiamento?
Uma grande parte do financiamento foi conseguido através dos nossos clientes que compraram a Origama Chaise Longue em pré-venda através do Facebook. O restante foi conseguido através de capitais próprios e apoio de uma instituição bancária que também acreditou no projeto.


Promoção?
A promoção da marca foi feita na maioria pelo Facebook e pelo feedback dos nossos clientes satisfeitos. Tivemos também, por ser um produto muito inovador, um bom feedback por parte de jornais, revistas e programas televisivos, o que foi uma boa ajuda para o crescimento da marca.


Onde esperam chegar?
A marca pretende continuar a reinventar a forma como os portugueses vivem os espaços ao ar livre, criando produtos originais e diferenciados pela sua funcionalidade e design, contribuindo para mais e melhores momentos de bem-estar e descontração. As perspetivas para o futuro surgem após uma grande aceitação por parte do público e devido ao grande número de vendas e contactos do exterior. O nosso objetivo é tornar a origama numa marca de referência internacional de artigos de praia e ar livre. Com isso fazer com que as exportações sejam uma estratégia da empresa e tenham um papel fundamental nas receitas da empresa.


Como lidaram com a incerteza inicial?
Quando se inicia um projeto temos que acreditar muito no nosso trabalho e ter muita motivação. Para se passar à fase seguinte é preciso trabalhar muito, promover muito, de forma a transformar as incertezas em certezas.


Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?
O nosso grande trunfo ou ingrediente secreto é simples: é ter uma equipa coesa, que acredita no seu trabalho e também apostar nos nossos clientes que são os nossos maiores embaixadores, apresentando produtos de alta qualidade e criando um contacto próximo e rápido de forma a sentirem-se sempre seguros e felizes.


O que sugerem a quem começa?
Definirem bem o seu projeto, ter motivação para trabalhar muito e superar os obstáculos que surgirem. É também importante colocarem-se no lugar de clientes do produto ou serviço que estão a oferecer e ver qual a melhor forma de os satisfazer.


Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?
Não esperes o incentivo dos outros, o primeiro a acreditar no teu sonho tens que ser tu!


Mais informações em origama-inc.com.


Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Teóricos

Noções teóricas imprescindíveis para o arranque e gestão do seu negócio​

Saber mais

Agenda

Eventos na área do empreendedorismo

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais