Out of the Office


HTML Editor - Full Version

É um livro que olha o presente e o futuro nos olhos, e tem origem 100% portuguesa.

 

Pronto a revolucionar a forma como pensamos e nos relacionamos com os livros, o “Out of the Office” foi um projeto que resultou de uma coautoria de José Gabriel Quaresma e Carlos Gonçalves.

 

A missão deste “livro+app” é simples mas ambiciosa: ajudar as pessoas (e empresas) a pensar de forma diferente sobre o escritório e o mundo do trabalho, isto enquanto introduz um conceito tecnológico inovador, que permite aceder a conteúdos multimédia em constante atualização.

 

Diz-se por aí que este é um livro sem fim. E sem fim parecem também as suas possibilidades – afinal, o lançamento para outros países (entre os quais Espanha, Estados Unidos e Brasil) já está previsto.

 

 

O que é/qual é o negócio?
O ""Out Of The Office"" é uma e duas coisas. É um livro inovador, mas é sobretudo a base de uma inédita plataforma de comunicação instantânea e fidedigna à escala global. O negócio passa pela utilização de uma plataforma móvel (disponível para iOS e Android), complementada com o conceito de realidade aumentada, que serve para despertar e potenciar o interesse dos leitores de forma a aumentar a visibilidade deste projeto no mercado nacional e internacional.
O livro em si aborda o "Escritório do Futuro", a combinação de três modelos de trabalho: o Escritório Virtual, o Coworking e o Teletrabalho. Para além disso, fala de espaços de trabalho inovadores e de tecnologia colaborativa que permite o acesso remoto ao escritório, onde quer que se esteja.

 

De onde nasceu?
Nasceu da vontade de uma equipa de empreendedores (autores + equipa técnica) mostrar novos modelos de leitura, complementando os tradicionais com  os tecnológicos.  Acima de tudo pretendeu-se dar “um toque tecnológico” a um livro para o tornar único e diferenciador através de uma canal digital de comunicação (NextReality) que permite uma comunicação bidirecional entre os leitores e os autores. O livro é uma espécie de documentário em forma de ""revista"" onde são contados casos reais de pessoas e empresas portuguesas que adotaram formatos de trabalho inovadores e que, com isso, conseguiram ser mais eficientes e racionais.

 

Missão?
A missão do ""Out Of The Office"" passa por abrir a discussão sobre o futuro dos espaços, formas, padrões e modelos de trabalho, assumindo-se como um guia para os profissionais, para os trabalhadores do séc. XXI. Como foi dito atrás, não é um livro técnico. É um livro inovador, com temas inspiradores e eficazes. Sendo um livro construído em cima de casos reais, no fundo, ele acaba por ser também um ""livro técnico"" mas na exata medida que fornece ferramentas.
Numa vertente mais tecnológica, a missão passa por criar novos modelos de negócio e de comunicação com os leitores, para os manter informados das novidades que os autores ou parceiros pretendam divulgar através do livro.

 

Financiamento?
Não temos qualquer financiamento nestas duas fases do projeto e todo o investimento tem sido feito pelos coautores e pelos parceiros, cada um na sua área. Somos uma espécie de consórcio.  Cada parceiro coloca o seu know-how ao serviço do projeto sem preocupações com a questão financeira. Este projeto também resulta exatamente por isso; todos os parceiros são e têm estruturas sólidas, internacionais e, sobretudo, uma rede de network extraordinário. Nunca recorremos a apoios.

 

Promoção?
Utilizamos as redes sociais e os Media como ferramenta para difundir a nossa mensagem, e tem funcionado - Facebook, Twitter, Youtube, TV, Rádios, Jornais, Websites, Web TV, Social Media, apresentações e workshops. Criámos também  a ""Out of the Office TV"", um canal 100% informal que produz pequenas reportagens relacionadas com as temáticas do livro e que depois são publicadas na web. Na segunda fase do projeto, e no plano estratégico, quando estiver concluída a fase Portugal, colocaremos em prática o plano de comunicação global que já está definido.

 

Onde esperam chegar?
Fomos inspirados pelos navegadores dos Descobrimentos e iremos levar o nosso projeto adiante. Tem todas as condições para isso. Empresas líderes de mercado a nível mundial associaram-se a nós: CISCO, Microsoft e Steelcase, para além de outras empresas nacionais, como a IT PEOPLE    (que desenvolveu a plataforma  de realidade aumentada ""Next Reality""), a PURA IMAGEM (que produziu os vídeos em 3D), e mais um leque de empresas portuguesas que se associaram a nós. Embora o conceito de realidade aumentada já exista há uma serie de anos, ainda não tinha sido aplicado a um livro... por esse motivo, e aliado ao conteúdo do mesmo, será com certeza um projeto que criará muita curiosidade no mercado que facilmente chegará a um outro sem numero de mercados internacionais. Esperamos que se torne rapidamente uma tendência mundial.

 

Como lidaram com a incerteza inicial?
A incerteza é um estado associado às empresas que se dedicam a criar soluções inovadoras. Por esse motivo, a incerteza passou a ser uma certeza da incerteza que iremos ter em todos os projetos em que estivermos envolvidos. Temos as ideias, ponderamos prós e contras, decidimos a ação networking, definimos quem executa que tarefa, na estrutura de parceiros e as coisas saem exatamente como pensadas. Este projeto é sustentado, sólido e credível, para além de original, inédito e 100% português, porque soubemos escolher os parceiros exatos. Só podia ter resultado assim, desta forma como foi pensado.


 
Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?
O maior trunfo é ter descoberto e ter dado ao livro físico o admirável mundo novo da tecnologia e, desta forma, dar ao mundo uma plataforma de comunicação global, democrática, instantânea, com funcionalidades nunca antes vistas. Estes são os ingrediente principais - poder comunicar para o mundo, em tempo real, os conteúdos que se pretender e saber em rigor, no momento, quantas pessoas foram atingidas pela mensagem, em que parte do mundo, dos países, das cidades, a que horas, através de que operador... é o primeiro livro em todo o mundo com audiências em tempo real, como a televisão e a rádio, mas ainda mais detalhadas. Estamos a falar de tecnologia, garantidamente, com ingredientes nunca antes vistos, tal como o ""Out Of The Office"". Por tudo isto incluímos a palavra Project, no final.

 

O que sugerem a quem começa?
Que leia o livro (o subtítulo é ""trabalhar nunca foi tão fácil""), faça o download da app e que se deixe levar pelas experiências que ambos proporcionam a quem os lê.
 
 

Qual o melhor conselho profissional que já receberam?
Recebemos muitos. Mas quase todos diziam respeito à necessidade de termos espírito de sacrifício e capacidade de trabalho para ter sucesso.

 

Mais informações em outoftheofficebook.com
 

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Teóricos

Noções teóricas imprescindíveis para o arranque e gestão do seu negócio​

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais

Agenda

Eventos na área do empreendedorismo

Saber mais