Quidbox
A QUIDBox é a empresa que criou o inovador dispositivo que pretende revolucionar a utilização e a interação com a televisão, criando um novo paradigma de interatividade e personalização dos conteúdos televisivos que utiliza uma combinação de gestos e de comandos de voz.
O que é/qual, é o negócio?
A Quidbox, é uma startup tecnológica portuguesa, que acaba de lançar a Tbee que promete reinventar a utilização da televisão nas casas de todo o mundo. Tbee é um equipamento que promete revolucionar o modelo atual de utilização e interação com a televisão. Este equipamento ligado a uma TV, dá-lhe as funcionalidades de 5 equipamentos, que são uma TV-Box, um Mini-PC, um Media Center, uma Consola de Jogos e um Tablet, passando a sua televisão a ter um conjunto de funcionalidades extra.
De onde nasceu?
A TBee nasceu para dar resposta às necessidades do utilizador, promovendo um aumento dos momentos de diversão em família. Seja através do contacto permanente com os que estão longe utilizando a câmara incorporada, seja a possibilidade de instalação de centenas de aplicações, a capacidade de jogar com deteção de movimento (Motion Sensor), bem como o controlo por voz e gestos, tudo integrado numa interface intuitiva e simples de utilizar, operado por um comando WI-FI com Air mouse, microfone e teclado QWERTY.
Missão?
Trazer para o mercado da tecnologia uma alternativa que disponibilizasse uma grande variedade de conteúdos ao utilizador, um controlo simples, intuitivo, rápido e uma tecnologia que se adaptasse a todos os membros da família.
Financiamento?
O financiamento do projeto foi feito pelos seus acionistas, preparando nesta fase a entrada de novos investidores para permitir um crescimento mais acelerado no mercado internacional.
Promoção?
Estivemos presentes no CES, em Las Vegas, a maior feira internacional de eletrónica de consumo e conquistou o prémio o CES 2014 Innovations Design and Engineering Awards, catapultando assim a marca pelo mundo.
Em 2016 lançamos a TBEE na IFA em Berlim onde iniciamos a comercialização do equipamento. Aparecendo posteriormente em reportagens televisivas, na SIC e RTP, em programas como o Curto Circuito, na SIC Radical e, no 1º episódio - do Star me Up - Maluco Beleza. Surgindo ainda em vários suportes impressos (Exame Informática, Jornal de Noticias, Revolução Digital).
Por fim, encontramo-nos também muito ativos nas Redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter).
Onde esperam chegar?
A cada passo os desafios aumentam em complexidade e em dimensão, Quidbox sempre teve uma visão em grande escala, desenhando assim todas as soluções para um mercado global.
Como lidaram com a incerteza inicial?
Em primeiro lugar, diferenciamos a incerteza do risco. Risco é algo que conseguimos mitigar, enquanto que, a incerteza inicial foi sendo ultrapassada porque utilizamos um modelo diferente, apresentando prova do seu conceito a potenciais clientes que, nos podiam copiar algumas das funcionalidades, neste caso específico operadoras, e o feedback foi de tal forma positivo que nos deu força para continuar.
Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?
O nosso maior trunfo é trabalho, resiliência e persistência.
O que sugerem a quem começa?
Trabalho, Trabalho, Trabalho.
Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?
Nunca desistir: planear, agir, medir e reformular.
Mais informações em quidbox.pt.