Quintal Bioshop


Se procura produtos de qualidade e amigos do ambiente há poucos lugares que lhe podem encher mais as medidas do que o Quintal Bioshop.

 

Situado na Rua do Rosário, no Porto, é uma mercearia biológica com uma área de cafetaria e ainda uma esplanada com wi-fi, que alia um design cuidado com uma extrema preocupação com a qualidade dos seus produtos, enquanto levam a cabo uma existência socialmente responsável e amiga do ambiente.

 

 

O que é/qual é o negócio?

O Quintal tem várias vertentes cujo fio condutor se pauta pelo o consumo consciente e a alimentação saudável.  É uma mercearia biológica que vende todo o tipo de produtos alimentares, apostando cada vez mais nos legumes e frutas provenientes de produtores biológicos e de proximidade, de forma a reduzir o mais possível a pegada ecológica. Associada à loja existe também uma cafetaria onde se podem saborear iguarias bio e vegetarianas num ambiente tranquilo. E também um espaço de encontro e informação, pois para além da vertente comercial acontecem ainda workshops, palestras e exposições, etc.

 

De onde nasceu?

O Quintal nasceu do desejo de dois irmãos, Mónica e Carlos, de concretizarem um negócio próprio associado ao seu interesse na alimentação biológica e num estilo de vida mais saudável. Na altura, há quase 10 anos, havia uma grande lacuna nesta área, achamos que era uma oportunidade de negócio e de fazer algo inovador e com impacto positivo na comunidade onde estamos inseridos. Quando nos deparamos com este espaço na Rua do Rosário percebemos de imediato o seu potencial, gostamos da localização e da tipologia do espaço, e o facto de ter o quintal com as árvores nas traseiras tornou-o perfeito. Entretanto há cerca de dois anos aliou-se ao projeto na exploração da cafetaria a Leonor Moreira, imprimindo-lhe nova dinâmica que viria a revelar-se um contributo inquestionável no desenvolvimento do negócio.

 

Missão?

Contribuir para o desenvolvimento da Agricultura Biológica em Portugal, promover o consumo local e a alimentação saudável. O lema do Quintal é o consumo consciente. O que compramos (e não compramos) tem consequências no mundo que nos rodeia. Ao comprar produtos de qualidade e amigos do ambiente estamos não só a zelar pelo nosso bem-estar, mas também a contribuir para um mundo melhor. 

 

Financiamento?

Capitais próprios, banca, e o subsídio de um programa denominado "Iniciativa Mulher" que apoiava projetos de empreendedorismo no feminino.

 

Promoção?

Todos os meios da internet, facebook, blog, twitter, e imprensa escrita.

 

Onde esperam chegar?

Esperamos crescer de forma sustentável e progressiva, é o que tem acontecido ao longo destes anos e esperamos assim continuar. 

 

Como lidaram com a incerteza inicial?

Houve momentos, ainda há, que foram particularmente difíceis no início. A perseverança acabará por dar frutos, tudo leva o seu tempo, nada se constrói de um momento para o outro. Graças ao apoio e bons conselhos da família e amigos conseguimos superar esses momentos

 

 

Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?

É difícil eleger um único ingrediente. Diria que é a escolha criteriosa dos produtos que comercializamos aliada à relação de confiança  e amizade que estabelecemos com os nossos clientes, que estará na origem do sucesso.

 

O que sugerem a quem começa?

Que sejam apaixonados pelo que fazem, inovadores e e perseverantes.

 

Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?

O crescimento deve ser faseado sem recurso a endividamento excessivo, evitando exposição a eventual retorno tardio. Endividamento balizado pela faturação média, numa palavra "bom senso”.

 

 

Mais informações na página de Facebook do Quintal Bioshop.

 

Guias Teóricos

Noções teóricas imprescindíveis para o arranque e gestão do seu negócio​

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Agenda

Eventos na área do empreendedorismo

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais