Rnters
A Rnters é uma plataforma de aluguer de todo o tipo de bens. Aqui pode rentabilizar os seus artigos que não usa no seu dia-a-dia ou alugar artigos por uma fracção do preço do valor da compra.
O que é/qual é o negócio?
A Rnters é uma plataforma online de aluguer de artigos entre particulares – peer-to-peer. Permite aos utilizadores alugar qualquer bem de que precisem ou rentabilizar artigos que têm em casa e não usam. É basicamente um Airbnb para artigos do dia-a-dia.
De onde nasceu?
A Rnters nasceu numa viagem do Guilherme Guerra, um dos fundadores, pela Ásia. O Guilherme levou consigo a prancha para surfar em Bali, mas acabou por deixá-la lá pelo inconveniente e custo de transporte. A partir desse momento, algo não lhe saiu da cabeça, "porque é que não contei com a enorme comunidade de surfistas para alugar uma prancha?". A inexistência de uma boa solução foi a base para a criação da Rnters, para dar resposta a um problema que muitos de nós temos: só precisamos de alguns bens por um curto período de tempo, depois tornam-se inúteis. Nestas situações, porquê comprar quando podemos alugar a alguém da nossa comunidade?
Missão?
A nossa missão é tornar o aluguer mais viável que a compra. Permitimos que as pessoas poupem dinheiro quando alugam e que lucrem com os seus artigos. Com isto, ambicionamos ter um impacto significativo nas comunidades onde operamos evitando o desperdício e promovendo um consumo colaborativo.
Financiamento?
Para já a empresa é financiada apenas por fundos próprios.
Promoção?
A nossa comunicação é dividida entre canais pagos e orgânicos. Contamos com uma forte comunidade nas redes sociais com a qual comunicamos regularmente (Facebook e Instagram essencialmente) e focamo-nos em oferecer a melhor experiência aos nossos utilizadores – eles são os nossos maiores embaixadores.
Onde esperam chegar?
Neste momento estamos essencialmente em Lisboa. Em breve planeamos expandir para as restantes cidades do país e mais tarde, para outros mercados. Ambicionamos ser a plataforma de referência no aluguer entre particulares, revolucionar a forma de consumo nas cidades.
Como lidaram com a incerteza inicial?
Para lidar com a incerteza inicial, o que fizemos de mais valioso foi validar pressupostos. O feedback que recebemos nos primeiros meses e até hoje, fez-nos melhorar todos os dias. Aliado a isto, com muita ambição, trabalho e confiança na equipa que temos.
Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?
Uma equipa forte, multidisciplinar e com muita vontade de fazer acontecer.
O que sugerem a quem começa?
Sugerimos que definam uma área técnica de que gostam e que motiva, e que procurem especializar-se nessa área. Para além disso, as boas ideias têm de ser desafiadas e acima de tudo testadas. Validem pressupostos com clientes ou outras pessoas com mais experiência.
Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?
Aconselharam-nos a testar bem todas as nossas ideias antes de as implementar. É um conselho que nos tem sido muito útil no desenvolvimento do produto e que continuamos sempre a seguir.
Mais informações em rnters.com.