Short Stories


HTML Editor - Full Version

Se só pudesse levar três objetos para uma ilha deserta, Sandra Nobre levaria papel e caneta — para escrever as muitas histórias que tem por contar — e um canivete suíço — para o que fosse preciso.

 

Jornalista e viajante, adaptou a sua paixão pela escrita e pelos livros às Short Stories, um projeto de livros personalizados, em papéis de luxo, com cheiro de tinta e de lacre.

 

Desde Janeiro de 2013 já perdeu a conta às histórias que escreveu. Juntou-lhe artes que tendiam a desaparecer, criou outros formatos e fez das Short Stories lugares de memórias e de afetos.

 

 

O que é/qual é o negócio?
As Short Stories são um dos produtos da Silly Name, uma empresa de conteúdos editoriais. O core business são livros personalizados — histórias de amor (My Short Story with love), livros infantis (My Short Story before I grow up), de viagens (My Short Story somewhere) —, mas o conceito cresceu para convites e brindes para casamentos e eventos especiais e para produtos artesanais com mensagens especiais.

 

De onde nasceu?
Da vontade de aplicar os anos de jornalismo a um projeto próprio e contar histórias reais, mas mais felizes do que as que enchem todos os dias as páginas dos jornais.

 

 

Missão?
Trocar por palavras os momentos que não se querem perder e o que fica por dizer na voracidade dos dias.

 

Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?
A forma e o conteúdo. Os papéis de luxo da Fedrigoni, que conferem um ar requintado. A encadernação artesanal, o douramento do título, artes que tendem a desaparecer. O serviço personalizado. A seleção das palavras à medida do(s) destinatário(s). O facto de ninguém ter acesso à história até receber o livro lacrado, para partilhar os afectos ali depositados.

 

Financiamento?
A empresa foi criada com o financiamento do Instituto de Emprego e Formação Profissional.

 

Promoção?
A página do Facebook — www.facebook.com/sn.shortstories — e o interesse constante dos meios de comunicação.

 

Onde esperam chegar?
Aonde me levarem os meus próprios passos. Sendo um projeto nacional, as Short Stories já chegaram ao Brasil, Angola, Suíça, Austrália e Canadá, porque não há fronteiras para os afetos. Aos livros juntaram-se outros formatos que casam o trabalho de artesãos com as histórias e as palavras, foi assim que surgiram os Lenços de Namorados das Short Stories feitos por bordadeiras do Minho, mensagens em garrafas produzidas por vidro a sopro por mestres vidreiros da Vista Alegre/Atlantis, caixas de velas do Loreto com convite para uma noite romântica e os diários My secret Short Story com encadernação artesanal. Todos os produtos são hand made with love. E há inúmeras ideias à espera de verem a luz do dia… Este mês, vai estar online o site www.shortstories.pt. Depois, quem sabe… se alguém quiser levar a sua história para Marte, alinho!   

 

Como lidaram com a incerteza inicial?
Nunca tive medo de arriscar e acreditei desde a primeira hora que ia correr bem. Mais de quinze anos de jornalismo, alguns prémios e o mundo que já conheci deram-me alento para arregaçar as mangas. No dia em que lancei o projeto tive a primeira encomenda, só podia ser um bom presságio.

 

O que sugerem a quem começa?
Que não levante os braços apenas para se manifestar. Que acredite em si para fazer aquilo que gosta. Que não tenha medo de desbravar caminho, porque é por aí que se marca a diferença. Que seja persistente, porque não é fácil e dorme-se pouco e, muitas vezes, tem-se vontade de desistir. Mas, a seguir, o sabor da vitória, por pequena que seja, vale por tudo.

 

Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?
Um dia, ao propor uma reportagem sobre um tema que já tinha sido abordado disseram-me: há mil maneiras de contar uma história, se olhares para a realidade com outros olhos vais sempre ser original. Desde aí, é essa a minha religião e pratico todos os dias.


Mais informações na página de Facebook da Short Stories.
 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Teóricos

Noções teóricas imprescindíveis para o arranque e gestão do seu negócio​

Saber mais

Agenda

Eventos na área do empreendedorismo

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais