TheCityGuru
A TheCityGuru vem facilitar todo o processo de turismo quer por parte de estrangeiros, quer por parte dos próprios portugueses que desejam conhecer mais sobre o seu país. Distanciando-se do modelo de negócio vigente, esta empresa propõe algo mais cómodo.

O que é/qual é o negócio?
A TheCityGuru é um serviço de 'Private Tours’ alternativos, ‘off the beaten track'. A plataforma está disponível para bookings online ou em versão ‘mobile’ em forma de uma App.
De onde nasceu?
Nasceu quando me vi confrontado com a vontade de encontrar um guia local em cidades que não estavam preparadas para receber turistas/viajantes (Riyadh, Kuala Lumpur são bons exemplos) num formato de tour mais pessoal.
Nasceu também da ideia, de que para fazer qualquer tour/actividade não deveria ser necessário fazer pre-bookings (por vezes com semanas/meses de antecedência) e pre-pagamentos (pagando um serviço sem saber se iria ou como iria ser realizado).
Missão?
A Missão pouco importa se – primeiro – não definirmos os Valores e Promessa da marca. Os nossos valores são Originalidade, Serviço, Serviço e Serviço. A Promessa é ser o inimigo número 1 de tours massificados. A Missão é trazer o modo como se marcam e fazem ‘citytours’ para o século XXI, com serviços ‘peer-to-peer’ e ‘on-demand’ rápidos e originais.
Financiamento?
100% pelos sócios fundadores. Sem recurso a VC’s, Angels e Banca.

Promoção?
Forte ênfase em ‘social media’ e em parcerias com outras instituições (hoteis, etc) que partilhem dos nossos valores e promessa de marca. As Feiras de Turismo também fazem parte do nosso plano de marketing.
Onde esperam chegar?
Não estando limitada geograficamente, a nossa plataforma (App + web) pode crescer globalmente. Neste momento estamos em 3 cidades e pretendemos estar em mais nove até final de 2019.
Seguimos o sol e o objectivo é estar sempre em época alta com serviço 24/7. Pretendemos também expandir os serviços/Gurus disponíveis para lá dos tours.
Como lidaram com a incerteza inicial?
Com teimosia. Já tendo alguma tarimba na criação de outros negócios, a teimosia é um bem precioso na ‘arte’ de ser bem sucedido.
Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?
Todos os nossos concorrentes seguem um modelo com obrigatoriedade de pre-booking e pre-pagamento.
A TheCityGuru dá aos clientes o poder de decisão sobre o tour que fazem, com quem fazem, quando começam e quando acabam. A App permite pós pagamento (seguindo um conceito Uber), estando assim o cliente em controle do que vai pagar e sem se sentir obrigado a continuar a fazer uma coisa só porque pagou adiantado.
O que sugerem a quem começa?
Teimosia.
Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?
Três conselhos. Demasiado brejeiros para serem repetidos literalmente, mas aqui vai uma adaptação:
- Nunca assumas que algo está garantido.
- As opiniões são como os traseiros. Toda a gente tem uma.
- As pessoas seguem conceitos e gostam de marcas que contem histórias. Ninguém é fiel a produtos básicos, mesmo que sejam os melhores produtos.
Mais informações em
TheCityGuru.