UAsk4.me
Já pensou no jeito que daria ter um Assistente Virtual para Startups, Empreendedores e Professionais?
A Uask4.me é o serviço que o liga a pessoas ágeis que o irão ajudar, devolvendo-lhe o seu tempo - no seu negócio e na sua vida.
O que é/qual é o negócio?
A Uask4.me, fundada por mim, Filipe Moreira, e por Joana Filipe, é um serviço de assistência virtual cuja comunicação é feita através de SMS, por WhatsApp. Procuramos causar impacto no dia a dia de startups, empresas, empreendedores e profissionais, resolvendo as tarefas que tomam demasiado do seu tempo - ao delegarem as mesmas à Uask4.me, poderão concentrar-se nos seus objetivos, conquistas e em ultrapassar os seus desafios diários, tanto na vida profissional, como pessoal.
Parte das nossas tarefas consistem em reservar uma viagem de negócios, encomendar refeições ou reservar uma mesa para almoçar, encontrar um novo computador, manter agendas atualizadas e pensar criativamente em surpresas para as famílias dos nossos clientes: (quase) tudo é possível com a Uask4.me.
De onde nasceu?
A ideia nasceu de uma necessidade pessoal. Sempre criei, produzi e explorei, sendo que "estar sem tempo” é uma realidade frequente na minha vida. Comentei com a Joana que o meu dia não esticava, mas devia; um par de mãos extra também daria o seu jeito.
Percebemos que o tempo é um trunfo quando bem direcionado. A nossa assinatura enquanto marca, “giving you back your time”, pretende refletir as nossas pretensões relativamente ao serviço prestado pela Uask4.me: contribuir para o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal de um empreendedor.
Criámos este serviço, focando-nos num target extremamente atarefado, em constante movimento: pessoas que precisam de permanecer focadas no desenvolvimento dos seus negócios.
Missão?
Defendemos o mundo em que o tempo é o investimento que faz empreendedores e profissionais crescerem e progredirem; onde há tempo para esforços em prol do sucesso e onde há horas para pensar, criar, desenvolver e comemorar; onde há tempo para a família e para relaxar.
O tempo é uma exigência da dedicação: nós proporcionamos parte deste tempo através de uma comunicação fácil e de um custo reduzido.
Financiamento?
Para já, todos os valores investidos no desenvolvimento do negócio provieram de investimento próprio, sem quaisquer recursos a Business Angels, capital de risco ou programas de aceleração. No entanto, obter investimento é uma necessidade nossa e algo em que iremos trabalhar, de modo a que possamos solidificar o nosso negócio, tornando-o mais eficaz e capaz de entrar em novos mercados.
Promoção?
Temos sido incrivelmente bem-recebidos pelos media, o que nos impulsionou para canais que nos proporcionaram uma visibilidade interessante e que nos permitiram adquirir as primeiras subscrições quase de imediato.
Em paralelo, a promoção tem sido efetuada através do contacto direto com empresas, empreendedores, gestores e profissionais que identificamos enquanto potenciais clientes.
Num futuro próximo, iremos manter uma forte presença nas redes sociais, inclusive com o lançamento de um Podcast Show dedicado a startups, que poderá ser acompanhado através do facebook.
Onde esperam chegar?
Temos objetivos e ambições consideráveis que tencionamos atingir, entre os quais prestar um serviço cuidado, personalizado e onde não se menosprezem os pequenos detalhes.
Pretendemos, também, desenvolver e concluir a nossa plataforma, que irá combinar Inteligência Artificial com o Recurso Humano, neste caso, os nossos assistentes virtuais. Assim, ser-nos-á possível prestar um serviço mais rápido, sem descurar na eficiência.
Entretanto, tencionamos conseguir estar presente nos principais mercados europeus que possuam um forte ecossistema de negócios e empreendedorismo: atualmente, o nosso serviço está disponível em Portugal, mas iremos, até ao final de Janeiro, marcar presença no mercado do Reino Unido. Consideramos, ainda, a Alemanha e os EUA enquanto mercados extremamente fortes e cujo potencial é significativo.
O nosso mindset diário baseia-se em continuar a proporcionar tempo, assim como em entender as principais necessidades dos nossos clientes, utilizando as mesmas enquanto apoio para o crescimento do nosso serviço, permitindo que este se possa identificar enquanto uma referência a nível global.
Como lidaram com a incerteza inicial?
Com naturalidade. Quando iniciamos um novo projeto, seja no âmbito do empreendedorismo ou numa outra área, falhar traz-nos tantas incertezas quanto vencer.
O medo existe, mas não é sinónimo de paralisação. Todos os dias, ignoramos o medo: mergulhámos neste desafio por acreditarmos que esta será uma jornada incrível.
Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?
As pessoas.
Acreditamos que uma das nossas principais qualidades, sendo que iremos continuar a preservá-la ao longo do nosso crescimento, consiste na equipa. As pessoas que esta mesma agrega, possuem diferentes capacidades técnicas, tanto a nível de agilidade como de experiência. É através desta partilha de ideias, curiosidades e preocupações que conseguimos tornar-nos no trunfo de profissionais e empresas, causando um impacto direto nas suas vidas.
O que sugerem a quem começa?
Não desistir sem, primeiro, tentar. E, ainda, que qualquer projeto ou ideia que se pretenda implementar, signifique algo na vida dos seus utilizadores, alterando os seus comportamentos e acrescentando valor ao respetivo target.
Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?
"A vida inteira, ouvimos dizer que é melhor não arriscar demais. Que mais vale um pássaro na mão que dois a voar. Que o mais importante é a estabilidade. Que é perigoso voar alto, sonhar alto – e até, por vezes, pensar alto. Sabe que mais? A vida inteira, mentiram-nos. Não há risco maior do que não correr risco nenhum.” Seth Godin em «A Fraude de Ícaro»
Não ter receio de errar é necessário à ousadia de um empreendedor.
Mais informações em uask4.me.