1/1


HTML Editor - Full Version

A necessidade de uma prenda de Natal original e pessoal para os amigos e familiares levou Daniel Mendes a tomar o assunto com as próprias mãos e criar uma série de cadernos com capas personalizadas.

 

A ideia – que partiu de uma brincadeira – teve tanto sucesso entre os seus que quase o obrigaram a aplicá-la em modo de negócio. E eis que surgiu a 1/1.

 

Com mais de 30 modelos criados e a colaboração de vários artistas e ilustradores, a 1/1 de Daniel já enviou cadernos para a Alemanha, Inglaterra, França, Japão, Estados Unidos e Brasil.

 

 


O que é/qual é o negócio?
A 1/1 é um projeto 100% português que surge na cidade de Coimbra, e consiste na elaboração de cadernos personalizados com encadernação tradicional. Este projeto tem o intuito de estabelecer uma relação entre o design, a conceção, o produto e o tradicional.

 

De onde nasceu?
A ideia surgiu no natal de 2012, pois queria oferecer prendas originais à família e amigos, algo diferente do habitual e que pudesse ser eu a fazer para fazer notar a minha gratidão de forma mais pessoal. E naquela altura a única solução que me ocorreu foi uns cadernos com a capa personalizada por mim. Nesta altura estava a estagiar, e por curiosidade perguntei à equipa o que eles achavam da ideia, à qual responderam com entusiasmo!
Para mim era apenas uma maneira de oferecer boas prendas aos familiares, até que os meus amigos e a minha namorada fizeram força para eu avançar com o projeto. E então, depois deste empurrão, lá comecei em janeiro a produzir os meus primeiros cadernos, para vender aos amigos e colegas, e hoje em dia faço-o para todo o mundo.

 

Missão?
O meu objetivo e a mensagem que tento passar é lançar um produto onde consiga estabelecer uma relação interessante entre o design, a conceção e a tradição de encadernação com um preço acessível e acima de tudo, com boa qualidade. No final, espero que qualquer pessoa possa adquirir um caderno com o design (edições limitadas) com qual se identificam, de boa qualidade e assim deixarem de lado os velhos cadernos pretos, que considero não representarem verdadeiramente os seus donos.

 

Financiamento?
O financiamento que fiz veio de economias, pois não recorri a nenhum crédito.

 

Promoção?
Esta é feita principalmente através de mercados, das redes social e do nosso website.

 

Onde esperam chegar?
Para dizer a verdade gostava que fosse uma marca que tivesse prestígio no mercado, e tal como acontece no presente, que continuasse a ser adorada pelos seus consumidores, mas mantendo sempre a nossa origem e a identidade dos cadernos da 1/1.

 

Como lidaram com a incerteza inicial?
É como uma aposta no escuro - vamos dando um passo de cada vez de modo atingir o que desejamos e tendo sempre em conta a nossa origem.

 

Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?
O nosso maior trunfo é, na verdade, a nossa missão de estabelecer uma relação entre o design, a conceção e o tradicionalismo. O ingrediente secreto é a paixão e dedicação que tentamos mostrar nos nossos cadernos.

 

O que sugerem a quem começa?
Que façam e não deixem na gaveta pois pode ser uma ideia muito boa, mas principalmente antes de lançar pesquisem sobre o assunto e o que já existe feito.

 

Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?
Faz o que gosta e como se fosse para ti.


Mais informações em umbarraum.com


 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Teóricos

Noções teóricas imprescindíveis para o arranque e gestão do seu negócio​

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais

Agenda

Eventos na área do empreendedorismo

Saber mais