Unbabel


Criada por Vasco Pedro, João Graça, Sofia Pessanha, Bruno Silva e Hugo Silva, a Unbabel é uma empresa portuguesa que tem dado que falar um pouco por todo o mundo.

 

Oferecendo um serviço de tradução refinado que combina uma comunidade de tradutores com tradução automática e inteligência artificial, foi a primeira startup portuguesa a integrar a aceleradora californiana Y Combinator e é, inequivocamente, um objeto de orgulho e inspiração nacional.

 

 

O que é/qual é o negócio?

A Unbabel é um serviço de tradução que combina Inteligência Artificial com uma comunidade de editores humanos (os nossos Unbabelers), para entregar traduções de uma forma simples e automática através de uma API e também de aplicações criadas sobre produtos usados pelos nossos clientes como o Zendesk e o MailChimp.

 

Como surgiu?

A nossa história começou numa viagem de Surf a Aljezur, onde debatemos uma série de ideias de negócio que tínhamos. Tanto o João Graça, nosso CTO, como eu (Vasco) somos Doutorados em áreas relacionadas com linguagem: Processamento de Linguagem Natural e Machine Learning. Muitas vezes discutíamos problemas relacionados com linguagem. Durante esta viagem falámos sobre como a tradução automática, apesar das grandes promessas e de demonstrar grandes melhorias ao longo da última década, ainda não foi capaz de resolver de forma confiável questões básicas da comunicação entre pessoas. Continuamos a ver erros de tradução que seriam bastante simples para uma pessoa corrigir. Pensámos que, se fossemos capazes de construir uma forma realmente fácil para pessoas corrigirem erros da tradução automática, isso seria muito poderoso e poderia ajudar empresas e pessoas a superar barreiras de linguagem. Durante o Verão, prótotipamos algumas soluções, experimentamos uma landing page. Encorajados pelos resultados, começamos a construir o produto que é a Unbabel hoje: uma plataforma que combina a tradução automática e humana. Desde então, temos vindo a crescer a nossa comunidade de tradutores e a encontrar clientes.

 

 

Missão?

O nosso objetivo é fazer parte da criação de uma internet mais inclusiva, onde todo o conteúdo está disponível a todos, independentemente de sua língua nativa. E fazer isto de uma forma que seja tão simples de usar e tão barata que o processo de tradução deixa de ser mais um passo, mais uma barreira e fica embebido no dia-a-dia.

 

Financiamento?

Depois dos resultados encorajadores no verão de 2013, começamos a procurar recursos financeiros, falamos com vários investidores em Portugal e candidatamo-nos ao YCombinator. Em Portugal, encontramos na Faber Ventures, através do Alexandre Barbosa, e na Shilling Capital Partners os parceiros ideais para esta aventura. Sentimos que são investidores que trazem mais valor do que apenas dinheiro. É uma grande alegria para nós ver investidores deste calibre a crescer em Portugal. Entrar no YCombinator foi também uma oportunidade única. Este é um fundo "seed" mais bem-sucedido do mundo. As mais de 800 empresas do fundo valem cerca de 30 mil milhões de dólares em conjunto. Fazer parte deste grupo abriu-nos portas e deu-nos ainda mais motivação para acreditar que temos um projeto único.

 

Onde esperam chegar?

Estamos no mercado, temos clientes e revenue, traduzimos mais de 30 milhões de palavras até hoje e estamos a crescer 30% ao mês desde o início do ano. Traduzimos emails, legendas para cursos online, descrições de produtos, hotéis, pontos de interesse turístico. Durante o ano que passou, demonstramos que podemos entregar traduções a um preço acessível, com qualidade, rapidamente. O próximo passo é perceber como continuar a crescer de uma forma previsível.

 

Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?

Uma das nossas maiores valências é sem dúvida a diversidade e experiência da equipa que junta uma forte componente técnica a capacidades de gestão e design. Aliado a isto, criámos conceitos inovadores e tivemos a capacidade de gerar IP patenteável.

 

 

Mais informações em unbabel.com.

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Teóricos

Noções teóricas imprescindíveis para o arranque e gestão do seu negócio​

Saber mais

Agenda

Eventos na área do empreendedorismo

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais