Wannaplayer
O Wannaplayer foi o realizar de um sonho para João Cabral. Este Linkedin do futebol chega para tentar revolucionar a forma como as pessoas – empresários, olheiros e mesmo jogadores - se ligam e comunicam no mundo do desporto rei.
Entretanto juntaram-se ainda Nuno Marques e Hugo Campos, e depois de uma passagem pela Fábrica de Startups a estrutura está construída para proporcionar a oportunidade de estabelecer contratos profissionais a todos.
O que é/qual é o negócio?
A WannaPlayer.com é o Linkedin do futebol, atuando como uma Rede Profissional de Futebol online, onde os jogadores e treinadores podem criar os seus currículos digitais com informação específica e vídeos e ligarem-se e serem encontrados por olheiros, empresários, agentes FIFA e clubes.
De onde nasceu?
O projeto nasceu inicialmente das dificuldades que o fundador, João Cabral, sentiu após completar a sua formação em Ciências do Desporto, em encontrar colocação como treinador no mercado estrangeiro. Na altura (2007) o processo de contactar clubes e agentes estava demasiado disperso pela internet, e mesmo encontrando os contactos era difícil as pessoas validarem a informação que lhes dava. Daí surge a ideia de juntar as pessoas numa rede online com a possibilidade de se promoverem, contactar outros utilizadores e ter acesso a propostas de trabalho.
Missão?
Dar uma oportunidade a todos os jovens do mundo, mesmo nos locais mais remotos, de mostrarem que têm talento através da internet.
Financiamento?
O Financiamento tem sido todo feito pelos fundadores. Na verdade, o maior ""financiamento"" são as horas dedicadas ao projeto que não são remuneradas, visto que todo o processo de criação do site e desenvolvimento da empresa foi feito pelos fundadores, apenas temos as despesas de manutenção do site que até à data não são muito significativas.
Promoção?
Toda promoção é feita directamente por nós, quer no contacto com os media tradicionais, quer na divulgação do projeto através das redes sociais. Desenvolvemos recentemente um conceito de programa de TV baseado na nossa rede, para o qual já efetuamos um episódio piloto, e estamos neste momento em negociações com alguns canais de TV para tentar viabilizar a sua produção.
Onde esperam chegar?
O nosso objetivo mais imediato é tornar o projeto autosustentável, escalá-lo de forma eficiente e cativar todos os jovens jogadores a criarem os seus currículos na nossa plataforma. No futuro gostaríamos de ser o site de referência para descobrir jovens talentos de futebol.
Como lidaram com a incerteza inicial?
Não existem fórmulas mágicas. Fundamentamos o nosso processo inicial na metodologia de lean startup, através do Business Model Canvas e de uma série de validação de hipóteses que fomos percorrendo e que nos deram segurança sobre o melhor modelo para o site que queríamos construir. O caminho é longo e mais do que tudo requer persistência.
Vosso maior trunfo diferenciador? Ingrediente secreto?
A qualidade de construção do nosso site, e a complementaridade dos fundadores. O facto de termos experiência na área do desporto e o facto de sermos portugueses, onde neste caso particular (futebol) temos bastante reconhecimento no exterior.
O que sugerem a quem começa?
Não comeces sozinho. Junta-te a alguém complementar. Lê o lean startup e o Business Model Generation, cria o teu MVP (Produto Mínimo Viável), testa rapidamente e descobre o teu MVS (Segmento Mínimo Viável). Descobriste… parabéns, avança. Não descobriste, volta a casa de partida.
Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?
Dá o mesmo trabalho criar uma empresa para um mercado local do que para um mercado mundial, os dividendos é que são diferentes.
Mais informações em wannaplayer.com.