We Blog You


Frederico Gomes e Raquel Graça são a imagem física do empreendedor sonhador.

No verão de 2012 iniciaram o We Blog You, onde partilhavam dicas, imagens e conceitos que qualquer pessoa poderia aplicar no seu blog. O projeto cresceu, e a dada altura começaram a surgir os workshops e as entrevistas.

O grande objetivo de ambos é que o We Blog You se torne um espaço de referência na blogosfera, mas a julgar pela legião de seguidores e as suas opiniões assertivas, já o estão a conquistar o estatuto.

O que é/qual é o negócio?
Somos designers gráficos e trabalhamos principalmente na área de blogs e redes sociais. Para além de trabalharmos como designers damos workshops a bloggers.

De onde nasceu?
Somos os dois seguidores fiéis de vários blogs, há já vários anos, e sentíamos sempre uma grande diferença entre os blogs internacionais e os portugueses. Notava-se uma preocupação com o design naqueles que não eram nacionais e que, consequentemente passavam a ter um papel muito importante na internet, sendo até base para vários negócios. Aí nasceu a vontade de fazermos o mesmo por cá ou ainda melhor.

Missão?
Tornar a blogosfera portuguesa mais bonita e interessante. Fazer chegar o design às pessoas.

Financiamento?
O nosso financiamento inicial, uma vez que já tínhamos todo o equipamento necessário, foi mesmo de tempo. Muito tempo. Fora isso, o nosso trabalho é feito em papel, computador e com câmaras fotográficas, e já tínhamos tudo isto por isso não foi preciso mais nada para arrancar.



Promoção?
O We Blog you foi promovido através das redes sociais e do nosso próprio blog. Se queríamos fazer este trabalho para outros teríamos de o conseguir fazer bem para o nosso próprio projecto. Temos uma grande preocupação nos nosso materiais de comunicação (textos, imagens e vídeos) e mais do que isso divertimo-nos imenso a fazer cada um deles.

Onde esperam chegar?
Gostávamos muito de poder dedicar mais tempo como criativos ao nosso próprio blog. Podermos perder muito do nosso tempo na criação de conteúdos naquele espaço é um sonho nosso. E claro, com todo o trabalho que vamos fazendo esperamos que um dia o We Blog You seja um ponto de referência para a blogosfera.

Como lidaram com a incerteza inicial?
Nunca definimos metas. Começámos porque sim, porque tínhamos vontade e na altura precisávamos de fazer alguma coisa que gostássemos mesmo e que nos desse prazer. Abandonámos os nossos empregos e estávamos decididos a investir o nosso tempo em coisas que tivessem mesmo tudo a ver connosco. Não houve problemas com incertezas ou dúvidas, se não corresse bem faríamos outra coisa qualquer.

Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?
O nosso maior trunfo é sermos nós próprios. Não existe mais nenhum Fred e Raquel, muito menos em dupla, e essa é a nossa maior vantagem. Achamos que isto vale para todos. Nós, enquanto pessoas, devemos deixar nas coisas que fazemos muito de nós próprios, e isso é o suficiente para sermos diferentes de outras coisas que à partida podem parecer iguais entre elas.

O que sugerem a quem começa?
Se tiverem de dar um grande salto de fé, arriscando muita coisa, comecem só se tiverem uma grande vontade de fazer aquele trabalho todos os dias, incluindo sábados e domingos quando assim tiver de ser. Comecem se puderem perder meses de investimento sem grande retorno financeiro e ainda assim saberem que vão continuar apaixonados por aquele trabalho e que se vão entusiasmar com ele várias vezes por semana (ou pelo menos uma vá, porque nem todos os dias são fáceis.)

Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?
"Stay true to yourself".

Mais informações em http://www.weblogyou.pt.

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Teóricos

Noções teóricas imprescindíveis para o arranque e gestão do seu negócio​

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais