Yoochai
A Yoochai é uma plataforma para facilitar a reserva de espaços comerciais. Dedicando-nse a aproximar as marcas mais criativas e inovadoras do mercado a espaços comerciais únicos, a sua missão é disponibilizar espaços comerciais a nível global: facilitando o processo, deixando o poder de decisão do lado dos nossos clientes e fazer com que a experiência pop-up seja a melhor possível para todas as partes envolvidas.
O que é/qual é o negócio?
A YOOCHAI é uma plataforma para reservar espaços de retalho num curto período de tempo (1 dia até 1 ano). Proporcionamos acesso imediato a espaços de retalho, sejam lojas vazias a espera de um novo conceito, ou cantos dentro de uma loja existente, a restaurantes ou espaços para eventos, de uma forma simples e sem complicações. Para marcas e negócios, dá a oportunidade de mostra-se ao mundo, crescer, estar mais perto do cliente e viajar sem ter de investir muito dinheiro ou tempo. É um bom começo para uma nova marca que queira testar o seu produto, conhecer melhor o mercado e ainda para marcas mais estabelecidas, lançar uma nova coleção ou oferecer uma experiencia aos clientes á volta do seu produto ou serviço. Para proprietários e retalhistas oferecemos uma alternativa a arrendamentos de longo prazo, para quem prefere uma maior flexibilidade, menor risco associado ao inquilino, e ainda para quem deseja rentabilizar mas por pouco tempo, por exemplo, entre contratos. Para lojistas, é possível ganhar um dinheiro extra, alugando por dias um espaço extra dentro da loja, para ajudar pagas as contas ou dinamizar a oferta do espaço para os que lá passam.
De onde nasceu?
A ideia nasceu em Lisboa e com os portugueses: a quantidade de lojas vazias que via pela rua quando ia para o meu escritório e o aparecimento de tantas novas marcas e empresas fez-me ver que poderia haver uma sinergia entre os donos desses espaços e as marcas. Achei logo que ambas poderiam beneficiar.
Mas a motivação veio depois quando algumas das minhas amigas estrangeiras, que têm os seus próprios negócios e marcas, me vieram visitar. Todas me perguntaram como poderiam ter a marca delas cá em Lisboa, nem que fosse apenas durante o verão ou durante um curto espaço de tempo para testar o mercado. Comecei a falar com alguns proprietários e aqui estamos.
Missão?
A nossa missão é transformar a forma como se fazem transações imobiliárias no mercado de espaços comerciais.
Para marcas e empreendedores, disponibilizamos através da plataforma uma forma de reservar um espaço de retalho temporariamente.
Desta forma têm oportunidade para testar mercados, estar mais perto dos seus clientes e crescer exponencialmente num curto espaço de tempo.
Ao mesmo tempo, possibilita a grandes e pequenos proprietários uma nova fonte de rendimento e acesso a um pipeline de cliente interessantes, quer para preencher uma parte de uma loja existente e com isso dinamiza-lo, quer preencher uma loja temporariamente para que o activo não fique parado, quer para rentabilizar de uma forma simples e flexível.
Queremos disponibilizar espaços comerciais a nível local e internacional: facilitando o processo, deixando o poder de decisão do lado dos nossos clientes e fazer com que a experiência de arrendamentos temporários seja a melhor possível para todas as partes envolvidas.
Financiamento?
Estamos a estudar esta possibilidade.
Promoção?
Temos tido bastante cobertura pelos media. Segundo a Cision, em 2016 fomos uns dos start-ups portugueses com mais destaque na comunicação social.
Onde esperam chegar?
Para já estamos muito enfocados em desenvolver a plataforma, que vai ter a possibilidade de reservar tudo online, incluindo a parte do acordo entre loja e marca, e pagamento seguro. No futuro a nossa ambição é expandir a várias cidades, para que marcas e negócios em tudo o lado possam internacionalizar as suas operações de foram rápida, fácil e sem riscos, e para proprietários e lojistas receberam conceitos novos internacionais também.
Como lidaram com a incerteza inicial?
Com muito apoio das pessoas a nossa volta e sem medo!
Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?
Sem dúvida conseguir por a nosso ideia em produto real e estar a melhorar todos os dias.
Ingrediente segredo não há - muito trabalho, persistência, motivação pessoal e apoio da equipa e todos no nosso ecossistema.
O que sugerem a quem começa?
Não há nada melhor do que testar e testar mais. Acho que o mais difícil é de facto começar.
Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?
Já recebi tantos conselhos bons mas muitos tem a ver como que a paciência e dedicação para aquilo que é importante na vida nunca é uma perda de tempo.
Mais informações em yoochai.com.