Zé Picolé
Não, não são gelados! São picolés de fruta, 100% naturais, sem corantes nem conservantes artificiais e disponíveis em vários sabores.
Fundado por Ricardo França Silva, o projeto surge de uma vida repleta de experiências profissionais e pessoais, do voluntariado ao ensino. O desemprego, desde 2013, não fez com que ficasse parado - pôs mãos à obra para trazer até nós picolés saudáveis, frescos e cheios de fruta.
O que é/qual é o negócio?
Os Picolés são, gelados no pauzinho, os da Zé Picolé são 100% de fruta natural, sem químicos e conservantes, baixo teor de açúcar e rico em fibras, de diversos sabores, com linhas de verão e inverno e também alguns com bebidas espirituais.
A Zé Picolé, enquanto “Empresa Social”, quer ajudar no problema do desemprego, e suas consequências, criando oportunidades de emprego e de realização profissional, em parceria com muitas instituições, a pessoas em situação de desemprego de média e longa duração, através da produção, venda e distribuição dos seus produtos.
De onde nasceu?
A Zé Picolé é o resultado de uma história especial. Nasceu inspirado pela história de vida do seu mentor, Ricardo França, das suas reminiscências do passado, e das suas necessidades presentes. Não tendo conseguido colocação como professor no ano letivo 2013/2014, decidiu empreender, empenhando a sua história, paixões, competências, experiências e necessidades, no desenvolvimento de um produto altamente saudável, e de uma empresa que realmente se preocupa com o bem-estar das pessoas.
Missão?
Criar momentos de convívio, alegria e bem-estar através de um picolé.
Financiamento?
Iniciei o projeto, com um evento de Fundraising, logo seguiram-se outros, e daí conseguirmos colocar o produto em Street Markets e diversos outros eventos, fazendo encaixe financeiro para o dia-a-dia, e para a futura empresa. Realizou-se uma Campanha de Crowdfunding designada por “Espalhar a Felicidade, um Picolé de cada vez!”, na qual, atingiu-se o objetivo. No presente momento, concorreu ao Programa Microinveste e ao Programa de Apoio e Criação do Próprio Emprego, ambos do IEFP.
Promoção?
Premissa de base…estar em todo o lado. Levando as pessoas, uma imagem de alegria e bem-estar, um produto diferente e de qualidade, por um preço que valha pela diferença.
Onde esperam chegar?
Sermos reconhecidos, a nível nacional e além-fronteiras, como empresa de excelência no que toca ao produto oferecido, e ao apoio a quem mais necessita.
Como lidaram com a incerteza inicial?
Sendo uma constante do projeto, da incerteza fez-se a certeza do caminho. Muitos contatos realizados, muitas parcerias promovidas, muitos picolés saboreados, e já não havia incertezas. Daí foi continuar o caminho.
Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?
Ideia certa no momento certo, motivação, acreditar no produto e na ideia de negócio, muita humildade, resiliência, trabalho em rede e…agir, agir, agir.
O que sugerem a quem começa?
Primeiro, que se tenha uma ideia diferente/inovadora, que se apaixonem por ela, que sejam humildes, que saibam ouvir, que sejam resilientes, que ajudem a si próprio e aos outros, e acima de tudo… que façam acontecer.
Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?
Trabalhar em rede, manter o foco e…agir, agir, agir.
Mais informações na Página de Facebook do Zé Picolé.