Empreendedorismo

5 dicas para evitar ataques de hackers


Se julga que os ataques de hackers se limitam às empresas de grande dimensão, engana-se. Os ataques cibernéticos podem ocorrer em negócios de todos os tamanhos. O tipo de hacking poderá ser mais ou menos sofisticado mas é certo que existem alguns erros que você e o seu staff cometem que poderão estar a expor mais a sua empresa para o risco do hacking. Eis cinco dicas que o ajudarão a limitar esta exposição:

 

1- Fazer logout de todas as suas contas.
Lá porque fecha o seu computador, não significa que acontece o mesmo com as suas contas. Fazer logout de todas elas ajudam-no a proteger as suas informações. Poderá não ser garantia de segurança, mas é uma boa prática a fim para se proteger dos ataques de hackers. Tenha especial atenção aos locais públicos.

 

2- Alterar passwords e torná-las complexas.
Fazer isto pode parecer aborrecido mas é uma boa prática. Se o seu nome é Pedro e nasceu em 1968, não caia no erro de escolher Pedro1968 como password.  Uma palavra-passe complexa inclui uma mistura de letras maiusculas e minusculas, números e símbolos. Passwords genéricas e sem serem alteradas durante muito tempo são incrivelmente fáceis de ser alvo de hacking. Seja criativo.

 

3- Proteja a sua rede Wi-Fi
As redes wi-fi são pontos de entrada muito fáceis no seu computador, contas e rede. Se oferece um serviço "free wi-fi" para os seus clientes, certifique-se que utiliza uma rede diferente no seu escritório.

 

4- Não clique em links de e-mails cujo o remetente não conhece.
O spam ou phishing via e-mail são fáceis de evitar. O que muitas vezes acontece é vir disfarçado. Imagine que coloca uma oferta de emprego num site especializado. Se um dos e-mails de resposta contiver um link para um portfolio online, não há nada a desconfiar, certo? Provavelmente não é nada perigoso mas toda a atenção é pouca. Confie no seu instinto: se o link parecer suspeito não abra ou clique. Preste atenção a e-mails suspeitos, uma vez que os hackers estão a ficar cada vez mais sofisticados na forma como os escrevem. Se algo parecer desadequado ou demasiado bom para ser verdade, faça alguma pesquisa antes de abrir o e-mail.

 

5- Não faça downloads de sites desconhecidos
É uma das formas mais rápidas e fáceis dos hackers se infiltrarem no seu sistema. Comunique ao seu staff a importância de evitar downloads de sites desconhecidos da Internet. Regra geral as pessoas têm maior propensão a correr riscos no equipamento de terceiros do que nos próprios. Considere criar uma política na sua empresa ou até mesmo investir num software de rede que não permita que façam downloads, a menos que sejam administradores. Investir num destes softwares pode custar-lhe bem menos do que os custos de reparação de uma rede hackeada.

 

 

ARTIGOS RELACIONADOS

6 Riscos de Segurança e Como Combatê-los

Segurança na Internet para Pequenas Empresas

 

Guias Teóricos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais

Agenda

Eventos na área do empreendedorismo

Saber mais