Amazon: Perguntas frequentes de quem pretende publicar o livro


Quando tem o sonho ou a curiosidade de lançar um livro, é natural procurar meios de publicações digitais (como a Amazon) que facilitem todo o processo e dispensem o grande investimento e frustração de tentar ir pelos caminhos tradicionais das editoras em papel, especialmente quando se fala de um primeiro projeto. Contudo, com esta decisão vêm por vezes algumas dúvidas que procuramos responder neste artigo.


LEIA TAMBÉM: Produtividade: Dicas e truques para escrever o seu livro de forma organizada


A Amazon oferece apenas publicação em formato digital?

Não. Ainda que a maioria dos autores opte somente pela publicação digital, outros gostam de ver os seus livros em formato físico, seja para guardarem na sua coleção, para mostrarem em apresentações ou para entregar a uma editora para que estes analisem o seu trabalho. Para todos eles existe o Amazon KDP, para não falar do Amazon ACX, ideal para os amantes dos audiobooks.


Pode lançar o seu livro em outras plataformas posteriormente?

Quando falamos do formato ebook ou do formato físico via KDP a resposta é sim, a Amazon mantém consigo os direitos de utilização e distribuição da obra. Quando falamos do audiobook, a resposta é um pouco mais complexa: se tiver enviado o áudio produzido por si, deverá apagá-lo do ACX antes de o publicar em outro local; se tiver contratado um produtor via ACX, deverá esperar um período de sete anos até o poder retirar.


Qual o investimento necessário para publicar um livro?

Esta é uma preocupação que todos os autores têm pois tradicionalmente os custos de publicação são de uma forma geral muito elevados. Com a Amazon Kindle e a Amazon KDP pode ir de aproximadamente dois a quatro euros se a obra for pequena (108 páginas a preto e branco ou 40 páginas a cores). Se o livro exceder esse limite, recebe um extra de cerca de 0.012 euros (a preto e branco) ou cerca de 0.07 euros por palavra (a cores).


Receberei apoio e promoção a partir da Amazon?

Em primeiro lugar, a plataforma oferece algumas dicas e truques para o ajudar a promover o livro nas redes sociais e no seu website pessoal. Em segundo lugar, a Amazon irá oferecer-lhe periodicamente promoções e descontos, assim como samplers para que possam ler partes do livro gratuitamente. Contudo, a Amazon não lança nenhuma campanha promocional como aconteceria numa editora tradicional.


LEIA TAMBÉM: Produtividade: Os maiores obstáculos mentais ao sucesso


Quer seja de ficção ou um livro sobre assuntos da sua área profissional, um livro é sempre uma boa opção para quem gosta de escrever e/ou para quem gostaria de adicionar este elemento ao seu currículo. Se receia ou não gostaria de passar pelos processos tradicionais, aventure-se naquilo que as novas tecnologias lhe conseguem oferecer.


Keywords: Amazon, Kindle, KDP, ACX, Livro, eBook, Audiobook, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais