Atendimento ao Cliente: Como criar um serviço que o orgulhe


Para além de um bom produto, de preços ao nível do seu público-alvo, de uma equipa profissional dedicada, e de uma boa estratégia de marketing, não deve descurar um bom atendimento ao cliente pois este será fundamental ao futuro do negócio, especialmente nas situações de reclamação mais complicadas.


LEIA TAMBÉM: Como garantir que o cliente não abandona o carrinho de compras


Use o feedback para criar uma lista de “necessidades”

Se vários clientes o questionam sobre informação que está presente no website, pode significar que esta está escondida ou que não é clara o suficiente. O mesmo se aplica se várias pessoas reclamarem do serviço de entrega ou do material do produto. Use o feedback que vai recebendo para construir uma lista de elementos que tem de atualizar ou alterar.


Prima pela simpatia

Todos temos dias menos bons mas idealmente devemos responder ao cliente com um sorriso e um bom dia ou boa tarde, deixando-o bem disposto. Um funcionário menos simpático irá incentivar o cliente a reclamar ou a ser hostil perante a sua empresa e o seu produto.


Mantenha uma equipa especializada

Parte do trabalho da assistência ao cliente é retirar dúvidas sobre os produtos e os serviços da empresa, por isso, é fulcral que a equipa conheça todos os detalhes dos mesmos, de forma a poder guiar e esclarecer o cliente. Quando uma dúvida ainda persiste, a equipa deve saber com quem comunicar para a retirar.


Não deixe problemas por resolver

Uma das piores situações que terá em mãos é não conseguir resolver o problema do cliente. Seja um problema com o produto ou uma dúvida mais complexa, não desligue a chamada sem garantir que o cliente ficou satisfeito com a mesma. Se tiver de confirmar informação, garanta que irá ligar de volta, e faça-o prontamente.


LEIA TAMBÉM: Formas criativas de melhorar a relação com o cliente


Um mau atendimento é o suficiente para o cliente ficar com má impressão da sua empresa, recusando-se a adquirir mais produtos nela. Para além disso, a sua experiência pode levá-lo a partilhar com amigos e família a ideia de que não devem recorrer a si, acabando por perder clientes numa bola de neve.


Keywords: Atendimento, Cliente, Consumidor, Empreendedorismo, Empreendedor, Criar Uma Empresa, NOS Empresas, CUE, Consumidores, Atendimento ao Cliente


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais