Chefia: Como saber se a equipa está a perder produtividade


Para se manter uma empresa sã, é de grande importância que se tenha as contas de boa saúde, no entanto, muitas empresas acabam por se deparar com um problema, o “roubo de tempo”. O principal dilema enfrentado por muitas empresas, é que nem sempre as contas batem certo, e isso pode causar grandes dificuldades para o desenvolvimento saudável do seu negócio. Esta é uma situação com que muitos patrões e gerentes se veem confrontados, e as razões podem ser variadas. Alguns dos possíveis motivos para este problema está relacionado com a falta de produtividade, esta pode dever-se a empregados que utilizam o tempo da empresa para realizar tarefas não relacionadas com o seu trabalho, ou até mesmo por intervalos de almoço demasiado longos.


LEIA TAMBÉM: Produtividade: Causas mais comuns de stress no escritório


Intervalos para fumadores recorrentes

Muitos são os trabalhadores que ainda fumam, e é comum que as empresas tenham uma política que permita pausas para que estes empregados possam desfrutar de um cigarro. No entanto, o problema surge quando os funcionários começam a abusar desta permissão, realizando grandes pausas para fumar ou até criando intervalos frequentes.


Utilização indevida de telefones e telemóveis

Telefones, e acima de tudo telemóveis, são uma das principais distrações no local de trabalho, e a principal forma com que os trabalhadores gastam indevidamente o seu tempo. Desta forma, é de grande importância que existam regras no local de trabalho destinadas a limitar a utilização destes aparelhos.


Pausas prolongadas para almoço

A maioria das empresas dá aos seus trabalhadores entre uma hora e duas horas de almoço, o suficiente para desfrutar de uma refeição. No entanto, é de ter em atenção os funcionários que optam por pausas mais longas, o que pode levar à falha de compromissos, como prazos de entrega ou presença em reuniões.


Ausências do trabalho

Quando se trabalha num grande escritório, ou até mesmo no exterior, é possível depararmo-nos com situações em que funcionários utilizam uma distração do superior para desaparecer do local de trabalho. Isto não só afeta a produtividade diária da empresa, mas também pode prejudicar a moral dos restantes empregados.


Dormir em serviço

Pode parecer estranho, mas acontece. Dormir no local de trabalho nas horas de expediente pode não ser frequente, mas pode ser uma causa para a queda de produtividade.


Distrações nos computadores de trabalho.

Tal como os telemóveis, os computadores de trabalho podem ser um grande causador de distrações. As pesquisas pelas redes sociais, as compras online, ou até a leitura das notícias do dia, são alguns dos motivos que levam os funcionários a embarcar nesta distração.  


Entradas e saídas não autorizadas.

Para além das já referidas ausências indevidas do local de trabalho, é também recorrente encontrar situações onde um empregado regista a entrada/saída de outro. O tempo é dinheiro, e a ausência de um trabalhador pode resultar em despesas consideráveis para muitas empresas.


Se já se deparou com alguma destas situações a decorrer na sua empresa, é de grande importância que tenha uma conversa com o trabalhador envolvido, só dessa forma poderá identificar se existe um problema pessoal a causar o desfalque na produtividade, e assim poderá avaliar a melhor força para aplicar as regras da sua empresa. 


Keywords: NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais