Chefia: Como motivar a sua equipa em trabalho remoto (teletrabalho)


O trabalho remoto (ou teletrabalho) não é novo mas é algo que normalmente se encontra em empresas mais pequenas ou que gostam de possuir um leque de profissionais variado. Contudo, a atual situação do mundo levou muitas empresas e optarem por este método de trabalho que, apesar de parecer simples, pode na realidade prejudicar gravemente a produtividade das pessoas.


LEIA TAMBÉM: Trabalho Remoto: Os problemas que podem levá-lo a desistir


Não os abandone

Não basta dizer à sua equipa que agora pode trabalhar em casa. Forneça uma lista dos materiais de que estes precisam para trabalhar, invista em antivírus e outros softwares de segurança, e permaneça em contacto com os profissionais, ajudando-os com qualquer dúvida que tenham, por mais “básica” que pareça ser. O trabalho remoto é algo natural a muitas pessoas mas outras terão questões e é importante permanecer ao seu lado para que a produtividade e a motivação não caia.


Mantenha os horários de trabalho debaixo de olho

Quando o profissional não está habituado ao trabalho remoto, duas coisas podem acontecer: não trabalha as horas devidas pois ocupa-se com lides domésticas, com as redes sociais ou outras atividades que agora pode fazer; uu trabalha horas a mais pois, tendo o computador à sua frente, opta por avançar com tarefas que poderiam esperar. Tal como num escritório tradicional, é fundamental ter um horário de trabalho rígido, mesmo que possa ser algo flexível. Não deve estar sempre a incomodar o profissional, mas não tenha receio de confirmar um horário com ele e de o lembrar que terminadas as tarefas do dia, ele pode e deve descansar.


Facilite a comunicação entre membros

Agora mais do que nunca, é fundamental possuir ferramentas que permitam aos profissionais comunicarem entre eles de forma fácil e prática. Serviços como o One Drive (do Office 365) ou o Google Drive são ideais para guardar e transmitir ficheiros importantes a qualquer pessoa. Adicionalmente, deve criar um canal de comunicação escrita (Messenger, Whatsapp, ou outro) com que todos saibam trabalhar, evitando que dois usem uma plataforma, e outros cinco outra.


LEIA TAMBÉM: Produtividade: Como a chefia pode prejudicar a equipa involuntariamente


Compreenda que esta adaptação não será fácil para todos e não se esqueça de demonstrar o apreço pela capacidade de adaptação da sua equipa, tão importante em momentos difíceis como o que vivemos. Motive diariamente quem trabalha consigo.


Keywords: NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais