Cibersegurança: Sinais de que a sua empresa pode estar à beira de um ataque
A cibersegurança é um tópico importante para qualquer empresa ou profissional mas, infelizmente, muitas continuam a não tomar as devidas precauções devido à falta de conhecimento na área. Lembre-se que a maior parte dos ataques acontece contra os pequenos negócios e perceba até que ponto está em risco.
A equipa não recebeu nenhuma formação
Quando recebe um novo membro, ele deve passar por uma pequena formação, garantindo que conhece os melhores procedimentos no que diz respeito à cibersegurança, nomeadamente: não guardar as passwords no browser, manter o antivírus e/ou VPN ligados, não abrir e-mails de endereços desconhecidos, manter o sistema operativo atualizado, não aceder a redes sociais pessoais no computador de trabalho, ter os mesmos cuidados no seu smartphone, entre outros.
Não existe antivírus pago
Se o seu antivírus é gratuito então já se encontra em risco. Estes softwares teste ou gratuitos podem ser úteis para aparelhos pouco usados para aceder à internet, contudo, quando acessa a websites e a outros perfis pessoais é fulcral possuir um bom antivírus pago, com o melhor plano para as suas necessidades. No caso do trabalho remoto, verifique que a equipa usa o mesmo antivírus ou que, pelo menos, utiliza um bom software.
Não utiliza a verificação em duas etapas
O Google, o Facebook, o Twitter e o Wordpress são alguns exemplos de plataformas que já permitem a autenticação em duas etapas, impedindo que um estranho entre no seu perfil sem você se aperceber. Sempre que a opção estiver disponível, ative-a, não apenas nos websites como no computador, na impressora, no smartphone e/ou no tablet.
Não investiu numa boa segurança física
Pode parecer estranho este ponto estar incluído no artigo, porém, se a sua segurança física for fraca ou inexistente, pode levar ao roubo de servidores, computadores, e outros aparelhos eletrónicos que podem subsequentemente ser acessados com o objetivo de roubar informação. Estes dados são por norma usados para chantagem ou mesmo para publicação, de modo a prejudicá-lo.
Se não está a par das novas tendências no que toca a cibersegurança e segurança física, não tenha receio em investir num bom profissional que o possa guiar pelos passos necessários. Um ataque aos seus dados pode expor dados sensíveis da sua equipa e, pior, dos seus clientes, levando ao fim do seu negócio em casos extremos.
Keywords: Cibersegurança, Panda Security, Norton Antivirus, McAfee Antivirus, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo