Como abrir um Café ou Pastelaria: Elementos importantes a ter em conta


Abriu um café ou uma pastelaria e gostaria de conhecer pequenos truques para o ajudar a crescer? Trazemos-lhe alguns elementos importantes e que podem fazer a diferença.


Não deixe de lado um bom plano de negócios

Desde produtos que necessita, a concorrência perto de si, gastos e lucros necessários para manter o seu negócio estável, tudo deve estar bem delineado num plano de negócios que deve ser adaptado de ano para ano. Um bom plano de negócios será o seu rascunho, o seu guia para um ano de crescimento.


Atenção especial à localização

Você encontrou uma boa oferta mas o espaço é numa rua pouco movimentada, pelo que na realidade, a oferta não é assim tão boa. Uma má localização pode facilmente matar o seu negócio antes mesmo de ele começar e é importante perceber até que ponto investir um pouco mais no local não será o melhor passo a longo-prazo.


Planeie o interior do café ou da pastelaria

Tenha a certeza de que o cliente tem espaço para se mexer, se sentar, ir do balcão para a mesa ou para a saída, e que consegue estar numa fila de espera sem atrapalhar quem está sentado. Antes mesmo de adquirir o estabelecimento, crie uma pequena planta do que será necessário incluindo as mesas que está a pensar ter, o tamanho do balcão que pretende comprar, e o espaço livre que permanecerá no fim de tudo isso.


Procure investimento vizinho

Muitos estabelecimentos possuem acordos com estabelecimentos vizinhos de publicidade mútua e vale sempre a pena iniciar estas relações o mais cedo possível. Apresente o seu plano de negócios e as formas como ambas as lojas se podem ajudar, fazendo circular clientes de um lado para o outro. Quem sabe, talvez esta parceria esteja interessada em investir em si. Para além disso, se for possível, é igualmente ideal que adquira produtos para a sua loja de lojas vizinhas, enriquecendo a sua relação com elas e oferecendo um ganho imediato, uma amostra do que a parceria pode trazer.


Se ainda não abriu o seu estabelecimento, deixamos mais uma dica, não espere até à abertura para iniciar a sua estratégia de marketing. Abra contas nas redes sociais e comece já a dar um cheirinho do que está para vir, angariando seguidores entre família e amigos.


OUTROS ARTIGOS:

Redes Sociais: Saiba como agendar e organizar o conteúdo da sua página

Como aumentar as reviews à sua marca?


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais