Como abrir um Food Truck: Os melhores truques que deve conhecer


Os Food Trucks estão novamente a ganhar popularidade em Portugal e se está a pensar em abrir o seu ou se já concretizou este sonho, descubra alguns truques que o irão ajudar a crescer melhor e mais depressa.


Construa um bom plano de negócios

Olhe para onde quer começar e para onde quer estar daqui a um ano (tanto em termos de reconhecimento como em termos financeiros). Construa um plano de negócios com todos os passos que irá tomar. Ainda que estes possam e devam ser adaptados às necessidades e aos problemas consoantes estes aparecem, é fundamental ter uma matriz para aquilo que espera alcançar. Não se esqueça também de pensar nos problemas que provavelmente irá enfrentar e quais as melhores soluções para os resolver.


Crie uma identidade que o represente

Um produto específico só encontrado no seu Food Truck ou um design facilmente reconhecível. Procure aquele elemento que o irá tornar único e que o destaca dos concorrentes. Isto é algo que deve procurar logo numa fase inicial.


Evite menus demasiado extensos

Uma escolha variada pode parecer a melhor opção, contudo, isto pode significar que está a dar maior importância ao número de refeições do que à sua qualidade. Especialize-se num menu próprio e faça de tudo por ter o melhor produto que o cliente pode encontrar. É melhor ter clientes que venham procurar aquele produto específico do que poucos que passam aleatoriamente para experimentar algo de qualidade inferior.


Contrate profissionais de qualidade

Existe muitas vezes a ideia errada de que num food truck o cliente será tratado de forma menos formal, mais rude até. Isto não é verdade. Seja um negócio de família ou quer você contrate profissionais externos, invista num bom atendimento, na simpatia, e no conhecimento e experiência que gostaria de encontrar num restaurante tradicional.


Organize uma abertura em grande

Quando falamos em abertura, falamos igualmente em aniversários de um ano, por exemplo. Convide os seus clientes habituais e prepare um evento, por mais pequeno que seja, para mostrar a convidados o seu produto. Anuncie o evento nas redes sociais e tente também que este chegue a jornais e a meios locais, aumentando as chances de ser encontrado por novos possíveis clientes.


TripAdvisor, o seu melhor amigo

A maioria dos Millennials e da Geração Z já não se desloca a novos restaurantes sem antes ler algumas críticas, mesmo que estes sejam em food truck. Peça aos seus melhores clientes, a familiares e amigos, que deixem reviews positivas em plataformas como o TripAdvisor. De igual modo, verifique o seu perfil frequentemente de forma a conhecer qual a opinião de quem o frequenta.


Com o bom tempo a chegar, está na altura perfeita para melhorar o seu serviço e garantir que este ano aumenta o número de clientes.


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