Como apresentar os seus defeitos numa entrevista de emprego


Durante a maioria das entrevistas, você irá ser questionado sobre quais os seus atributos mas também quais os seus defeitos, uma pergunta cuja resposta é mais importante do que pode imaginar. Apontar qualidades é fácil mas é quando se fala de defeitos que o candidato está realmente a ser testado e uma má resposta pode custar-lhe o cargo, por outro lado, saber aproveitar esta questão pode fazê-lo ganhar pontos perante o seu empregador.


Nunca torne algo negativo em positivo

Arrogância é algo que não deseja transmitir a quem o entrevista mas corre esse risco se seguir o caminho mais simples de apresentar como qualidades, por exemplo, dizendo que é muito perfeccionista ou que adora fazer horas extras. Para além de o tentar expôr como o “profissional perfeito”, quem o entrevista já ouviu a mesma frase inúmeras vezes e rapidamente ficará com uma má impressão sua.


Evite mencionar defeitos que vão contra o seu cargo

Se você se está a candidatar a gestor de uma equipa, referir o seu problema em lidar bem com os outros irá traduzir-se imediatamente numa nega por parte do entrevistador. Pense bem se o cargo é para si e, se for, faça uma lista de defeitos que não deve partilhar.


Mostre a sua vontade de melhorar e evoluir

No final, e apesar dos grandes “senão”, você terá de apresentar algum defeito. Como resolver este dilema? Mostre o seu desejo em melhorar os defeitos que conhece. Se é mau a cumprir prazos mencione os alarmes que colocou e a lista que faz todos os dias com as tarefas que deve realizar. Se o seu ponto fraco é falar em público, apresente o modo como treina ao espelho o que irá dizer ou como tende a ir vários eventos, obrigando-o a interagir e a aprender novas formas de lidar com a timidez. Isto demonstra a sua capacidade em reconhecer falhas mas igualmente o modo profissional com que está preparado para lidar com elas sem que prejudiquem o resultado final.


Nunca deixe de responder a esta pergunta tão fundamental e aproveite para sublinhar as suas competências ou outras qualidades que se identificam com a cultura da empresa a que se candidata.


ARTIGOS RELACIONADOS:

Como se preparar para um entrevista via videochamada (Skype e outros)

Ultrapasse os seus medos quando vai a uma entrevista

Dicas para brilhar na sua entrevista


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais