Como construir uma boa lista de tarefas (to-do list)


Na hora de se tornar mais produtivo, uma lista de tarefas bem organizada não pode faltar. Com os inúmeros afazeres diários, semanais e mensais, é natural que se perca, que não saiba o que fazer a seguir ou até mesmo por onde começar. No entanto, uma to-do list confusa acabará por prejudicá-lo.


LEIA TAMBÉM: Produtividade: Vantagens de resolver problemas em equipa


Escolha a plataforma ideal para si

Se é alguém que gosta de ter todas as suas notas num app que possa ser partilhada com todos os dispositivos (do computador ao smartphone), então deve experimentar vários até encontrar um cuja interface vá de encontro às suas necessidades. Se, por outro lado, continua a não dispensar o papel e a caneta, então adquira um bom caderno que possa ir sempre consigo mesmo em reuniões ou outros momentos formais.


Crie duas ou três listas

Ao incluir as tarefas domésticas, os projetos principais, e outros afazeres da mesma lista, terá maior dificuldade em organizar tudo - para isto serve um calendário. Idealmente deve possuir uma to-do list para o trabalho, outra para a casa e, se preciso, uma geral. Deste modo, poderá navegar de categoria em categoria consoante a hora do dia e a sua produtividade.


Adicione novas tarefas assim que possível

Mal perceba que existe um novo afazer não se esqueça de o adicionar à lista correspondente. O stress pode facilmente levá-lo a esquecer detalhes importantes, algo nada desejável.


Aproveite para incluir os prazos

Mesmo que as tarefas não tenham prazo específico, deve incluir um “fictício”, garantindo que não as empurra em demasia e que as concluí o mais depressa possível.


LEIA TAMBÉM: Como lidar com as distrações normais de um escritório


Claro, não se esqueça que a sua lista deve ser flexível e incluir no topo os elementos de maior prioridade. Quando se sente mais exausto ou pouco motivado, não tenha receio de passar ao projeto seguinte, concluindo tudo com os melhores resultados e aproveitando a sua produtividade.


Keywords: Produtividade, To-do list, Lista de Tarefas, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais