Como criar um bom programa de estágio


Muitas empresas oferecem programas de estágio a novos candidatos, especialmentes jovens ainda a terminar a universidade ou já formados que procuram a sua primeira experiência de trabalho. Muitas vezes, estes programas são a oportunidade ideal de sondar novos profissionais para a sua empresa, ao mesmo tempo que aprende um pouco mais sobre as suas próprias habilidades. Contudo, se deseja possuir um programa de estágio desejável, deve ter atenção a estes detalhes.


Escolha um profissional para ser o coordenador de estágio

O coordenador de estágio é aquele profissional que estará responsável por escolher os candidatos e por delinear em que consiste o estágio da sua empresa, quais as competências que eles irão desenvolver, qual o tipo de projetos e tarefas pelos quais vão estar responsáveis, entre outros elementos que devem ser organizados por uma pessoa ou duas no máximo. Desta forma, evitam-se falhas na comunicação que podem colocar em causa o programa.


Mantenha o estagiário acompanhado

Quando a equipa estagiária é reduzida, o coordenador poderá ser o seu colega. Contudo, quando a função do estagiário não é a mesma do coordenador ou quando a equipa se torna algo diversa, é importante, dentro de cada sector, delinear alguém que de certa forma será responsável pela nova aquisição. Este colega, ou “mentor”, deverá verificar que este percebe como se fazem as tarefas, tirando dúvidas sempre que necessário e agilizando todo o processo - caso contrário, ele terá de procurar constantemente o coordenador, perdendo tempo especialmente se o coordenador não for conhecedor da tarefa em causa.


Construa objetivos precisos e fáceis de compreender

No final do dia, o estagiário estará a executar determinada função com um objetivo. Seja este mais simples, como redigir determinado relatório, ou algo mais complexo e a longo prazo, o estagiário deve perceber perfeitamente o que é pedido dele, qual a sua missão para que possa concluir o seu treino sem incidentes e com bons resultados.


Esteja também sempre a par do que se passa, garantindo que o estagiário está a ser respeitado pelos colegas e que está de facto a executar as suas tarefas e não foi transformado num “moço dos recados” pois isso acabará por dar má fama da sua empresa.


OUTROS ARTIGOS:

Como se transformar no profissional ideal

Como criar um bom relatório de performance


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais