Quando é responsável por uma equipa é importante demonstrar apreciação pelos membros, evitando corrigi-los e alertá-los para o que fazem mal sem oferecer um elogio e um apoio quando acertam. Contudo, transmitir apreciação pelo outro pode não ser fácil e, por isso, damos-lhe algumas dicas de como o fazer.


LEIA TAMBÉM: Entrevista de Emprego: Dicas para se vestir melhor


O mais simples e o mais rápido

Um “bom trabalho!” é o bastante para deixar o dia da sua equipa mais alegre, sentindo-se concretizada e tendo a confirmação de que agiu bem, especialmente quando se tratam de situações pontuais ou de imprevistos.


Uma mensagem escrita

Se no meio das suas tarefas está sempre a esquecer-se de agradecer verbalmente, não tenha receio de o fazer por escrito através de um nota, do chat de trabalho, ou de SMS. 


Considere uma promoção

Oferecer um bónus esporádico ou promover a pessoa são as formas mais práticas de demonstrar apreciação pela dedicação e pelos bons resultados de quem trabalha consigo. Transmitir verbalmente o seu orgulho e promover outro membro menos ativo irá criar um mau ambiente e dar a impressão de que a nota de apreciação foi falsa.


Questione-os sobre a sua opinião

Uma das melhores formas de demonstrar o seu contentamento é questionar diretamente os membros sobre as mudanças que eles gostariam de ver feitas. Criar uma boa cultura e oferecer as ferramentas necessárias para que todos possam trabalhar da melhor forma é a melhor maneira de garantir que eles permanecem do seu lado.


LEIA TAMBÉM: Como evitar que o seu e-mail vá para o Spam


Nunca deixe de investir nos profissionais que mais trazem à sua empresa, ajude-os a crescer, ouça as suas preocupações, e reconheça sempre o seu valor.


Keywords: NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais