Como se despedir de forma profissional


Vários são os aspectos que o podem levar a tomar a decisão de deixar o seu local de trabalho em busca de outra carreira, de outras regalias, ou até de um projeto pessoal. O primeiro passo é pensar muito bem na sua decisão e nas consequências que esta trará para o seu currículo e, principalmente, para o seu equilíbrio financeiro. Se nada o pode fazer mudar de ideias, então perceba quais os passos a tomar para uma saída profissional que não causa transtorno à restante equipa e que o mantenha em boas relações com todos os envolvidos.


Comunique a sua decisão à chefia

A sua chefia deve ser a primeira a saber da decisão. Contar a colegas próximos pode ser uma tendência mas tente ao máximo não cair neste erro. Se por acidente a chefia descobrir por terceiros que vai sair, pode ver este como um processo pouco profissional e que não tem em atenção o trabalho da equipa e do modo como este acabará afetado.


Escreva a sua carta de demissão

Depois de falar com a chefia, prepare a sua carta de demissão. Um documento formal e simples onde coloca a sua data de saída e deixa uma espécie de agradecimento por tudo o que aprendeu na empresa atual - uma forma de descansar as chefias para que estas não pensem que tem problemas pessoais com elementos da equipa ou que a empresa não está a ir de encontro às suas necessidades (mesmo que seja o caso, deixe isso para si).


Adote o papel de mentor

A sua saída significa que um novo membro terá de se juntar à equipa e idealmente você deve participar no processo de seleção e de mentoria, acompanhando-o nos primeiros tempos e garantindo que ele executa todas as tarefas da melhor forma.


Dê o seu melhor até ao fim

O facto de saber que vai sair da empresa pode levá-lo a relaxar mas é importante que continue a trabalhar normalmente, não diminuindo a sua produtividade ou os seus resultados. Lembre-se que está a ser constantemente avaliado e que a sua baixa prestação pode ter consequências junto de outros empregadores, para além de que a restante equipa pode acabar afetada pela qualidade inferior de trabalho.


Prepare-se da melhor forma para esta nova fase da sua vida, especialmente se significa mudar para algo que o faça sentir-se realizado profissional e pessoalmente.


OUTROS ARTIGOS:

Como lidar com colegas problemáticos no local de trabalho

Como ter uma empresa amiga do ambiente


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais