Como escrever um Press Release

Os press releases (ou comunicados de imprensa), são uma das melhores formas de promover os seus produtos ou serviços, por isso, deixamos algumas dicas de como construir um documento eficaz

20 de fevereiro de 2015


A redação de um Press Release (ou comunicado de imprensa) pode aparentar ser uma tarefa fácil, mas a realidade é que muitos deles revelam falhas a nível de estrutura e grandes dificuldades em conseguir captar a atenção do destinatário. Neste guia são compiladas algumas das informações mais importantes a reter na elaboração do seu Press Release.


Estrutura

  • Título – o título principal da notícia que deve chamar imediatamente atenção do meio de comunicação. Começar com frases como “Nova solução de negócio”, “Novo Produto”, ou “XYZ anuncia…” são boas opções;
  • Data e Local – contém a data de lançamento e o local de origem do comunicado. Ex: Lisboa – 22 de Agosto de 2013;
  • Introdução – destaque a importância da notícia neste parágrafo sem nunca ultrapassar as 3/4 linhas;
  • Corpo – explicação, estatísticas, background ou qualquer outra informação relevante sobre a notícia comunicada. A inclusão de citações de porta-vozes da empresa também são mais-valias;
  • About – em vários casos, o Press Release inclui uma pequena secção dedicada a dar alguma luz sobre a história e experiência da empresa que promove o produto/serviço/evento.
  • Informações de Contacto – devem incluir o nome, telefone, endereço de email, morada e outros possíveis contactos.


Pontos importantes a reter

  • Escreva para jornalistas e media e NÃO como se escrevesse um artigo ou história;
  • Forneça uma lista de contactos completa fidedigna, caso contrário, o seu comunicado será considerado pouco credível;
  • Lembre-se de manter o comunicado curto, com um máximo de cinco parágrafos no corpo do texto;
  • Não use linguagem promocional;
  • Preste especial atenção a erros ortográficos e gramaticais;
  • Escolha um título atrativo que chame a atenção dos media;
  • Não escreva o comunicado em maiúsculas;
  • Uma página é o ideal, duas é o máximo;
  • Pergunte sempre a si mesmo antes de se dar ao trabalho de fazer um Press Release: esta notícia vale mesmo a pena e tem mesmo valor para os media?.


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