Como fazer um bom coach quando nada resulta


Quer seja um novo membro da equipa ou alguém que irá exercer novas funções, o coaching é um sistema completamente usual em qualquer empresa, contudo, ensinar é raramente fácil e existem casos que parecem mesmo impossíveis pela dificuldade com que o “aluno” aprende a executar a sua nova tarefa. Ainda que seja normal pensar em desistir desta pessoa, se acredita que ela é a mais adequada a determinado cargo, aprenda a liderar um coaching direcionado às suas necessidades.


Empatia

Mesmo que involuntariamente, pode acontecer que comece a tratar este membro com alguma violência verbal, devido à frustração que a sua falta de capacidade em aprender lhe causa. No entanto, é preciso ter em mente que nem todos aprendemos da mesma forma e que quando algo é difícil de compreender, ter no “professor” um amigo compreensível ajuda bastante. Muito provavelmente o “aluno” sabe que o seu desempenho deixa a desejar e ao sentir-se ignorado, este irá somente sair prejudicado.


Ultrapassar obstáculos

Por vezes a causa do fraco desempenho provém de um obstáculo difícil de ultrapassar, como um problema pessoal ou a falta de motivação. Imagine que ao conversar com o seu colega, percebe que este não se sente à vontade com a função em causa, vendo nela poucas oportunidades de carreira. Pode e deve mostrar-lhe de que forma ter conhecimento em determinada tarefa é sempre uma mais valia para o currículo profissional, mostrando igualmente de que forma esta lhe pode ser útil para um dia subir na carreira.


Passo-a-passo

Tenha a certeza de que o “passo-a-passo” é claro. Nem sempre o que nos é óbvio, o é para quem nos rodeia e os maus resultados ou a dificuldade de aprendizagem podem surgir da não compreensão completa de como se vai do ponto “a” ao ponto “b”.


Uma segunda ajuda

Outro método de coaching é o de encontrar alguém com que o “aluno” tenha uma ótima relação profissional e pessoal. Fale com essa pessoa e tente perceber se existe alguma forma de adaptar o seu método de ensino. Por exemplo, imagine que prefere reuniões cara-a-cara mas descobre que o seu colega se sente mais confortável quando a comunicação é realizada via videochamada. Pode ser uma boa opção adaptar as suas conversas a este meio.


Não desista do outro somente porque o seu método usual de coaching não funciona perfeitamente. Deve saber adaptar a sua forma de comunicação a cada pessoa e perceber que métodos funcionam melhor.


OUTROS ARTIGOS:

Etiqueta para profissionais que partilham o local de trabalho

Truques para melhorar a sua liderança enquanto mulher


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais