O que fazer quando um funcionário fica doente mas quer trabalhar?


Retirando problemas graves de saúde, muitos profissionais não conseguem ficar parados mesmo que estejam com gripe ou febre. Ainda que a decisão seja louvável e de certa forma ideal, a verdade é que a mesma pode prejudicar a restante equipa pois esta ficará exposta, podendo levar à doença ou mal-estar geral. Como chefia, é importante ser firme nestas ocasiões e saber como agir corretamente.


Reforce a importância do descanso

Muitos trabalhadores têm a ideia pré-estabelecida de que usar uma baixa não é algo profissional de se fazer. Contudo, o descanso é fundamental não somente à saúde física como à psicológica, e como chefia você tem de o dever de reforçar este ponto. Quando se está doente, a prioridade não deve ser o trabalho mas sim o descanso de forma a melhorar o mais rápido possível, evitando que a situação piore.


Ofereça uma baixa paga

Quando o pedido de baixa não é aceite, e mesmo que seja somente por alguns dias, pense na possibilidade de oferta de um plano de baixa paga. Este pequeno gesto irá dissuadir os funcionários a irem trabalhar, especialmente aqueles que não desejam perder dias de ordenado.


As maravilhas do trabalho remoto

Esta é a opção ideal para quem pode executar o seu trabalho a partir de casa desde que tenha um computador e uma ligação segura à internet. Mesmo que a produtividade e a quantidade de trabalho concluído não sejam as mesmas, o funcionário poderá avançar trabalho sem sentir que perdeu um dia e que este se acumulou.


Evite surtos de gripe no seu escritório ou loja e tenha extra atenção à saúde dos seus funcionários assim como às suas necessidades. Seja firme e perceba qual a melhor solução para a sua empresa.


ARTIGOS RELACIONADOS:

Os maiores mitos sobre o sono que deve conhecer

A saúde mental da sua equipa pode depender de si

Melhore a sua saúde mental em 2019

Truques para se manter saudável mesmo quando trabalha em casa


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais