Como inserir nova tecnologia no escritório da melhor forma


A tecnologia está em constante atualização e é importante manter-se a par de novo hardware e software, especialmente no que diz respeito à inteligência artificial. No entanto, enquanto para algumas pessoas esta adaptação é simples e até cativante, para outras a mudança torna-se numa fonte de stress, por isso, trazemos dicas para ajudar a equipa nesta transição nem sempre pacífica.


LEIA TAMBÉM: Marketing: Dicas para melhorar as suas vendas online


Não introduza a novidade repentinamente

É fundamental apresentar a nova tecnologia assim que se torna claro que a irá adaptar. Demonstre de que forma é útil e permita que a equipa lhe faça perguntas ou que pesquise por si mesma. Deste modo, na hora de a implementar, tudo estará mais tranquilo.


Divida a apresentação em pequenas partes

Organize uma reunião física ou por videochamada para discutir a implementação das novidades e divida a apresentação em pequenas partes, por exemplo, o que é a tecnologia, qual a sua principal função, como irá ajudar o negócio e a equipa, como será introduzida no trabalho individual de cada um, qual será o período de adaptação, entre outros.


Ofereça ajuda individualizada

Como referido em cima, enquanto alguns profissionais estão certamente à vontade com as tecnologias, outros não estarão e é preciso oferecer-lhes uma ajuda individualizada. Sente-se com cada um dos membros e dê os primeiros passos com eles, facilitando o processo e demonstrando que eles terão sempre o seu apoio em alturas de maior stress e incerteza.


Deixe espaço para o erro

Errar é humano e é completamente normal que a sua equipa erre durante as primeiras utilizações, contudo, criticar estes percalços irá desmotivar os profissionais e levá-los a sentir que não serão capazes de dominar a tecnologia em questão. Os erros devem ser corrigidos, as dúvidas retiradas as vezes que forem necessárias.


LEIA TAMBÉM: Apresente-se como um expert na sua área profissional


Para além do seu esforço, pode e deve pedir uma mão aos membros conforme estes começarem a dominar a tecnologia, incentivando a entreajuda, acelerando o processo de adaptação - por vezes, as pessoas têm vergonha ou receio de questionar as chefias mas não têm problema a fazê-lo junto de colegas.


Keywords: Tecnologia, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais