Como lidar com as distrações normais de um escritório


Quem trabalha em casa está rodeado de pequenas e de grandes distrações, desde a liberdade para exercer as funções num horário flexível, aos animais domésticos e possíveis crianças, aos vizinhos barulhentos, entre outros. Contudo, quem trabalha num escritório tradicional não escapa deste “mal” e é importante saber defender-se dele quando não tem como opção pura e simplesmente fechar a porta.


LEIA TAMBÉM: LinkedIn: O que mais atrai candidatos numa oferta de trabalho


Os incontornáveis e-mails

Estar atento à caixa de entrada do seu e-mail é algo a que não consegue escapar, no entanto, as notificações constantes irão quebrar a sua concentração. Evite manter esta aplicação sempre aberta, consultando-a em períodos específicos do dia ou entre tarefas, de modo a não perder a produtividade ao longo do dia.


A atividade no smartphone

Os alertas das redes sociais são facilmente desligadas, porém, o que fazer quando não param de o contactar por chamada ou mensagem? Se se encontra no meio de uma tarefa importante, não tenha receio de colocar o aparelho em modo silencioso ou a vibrar, de forma a manter-se concentrado enquanto precisa. 


O frequente bater na porta 

Smartphone e computador controlados, eis que o colega decide bater-lhe à porta ou aproximar-se da sua secretária, interrompendo-o. Solucionar este problema pode ser mais complexo e irá depender bastante da sua comunicação com a restante equipa. Caso tenha escritório próprio, basta fechar a porta ou colocar um aviso de “não perturbar”. Se o seu trabalho é feito num open space, deve explicar aos colegas como estes sabem quando o perturbar, por exemplo, indicando que usa os headphones é porque está concentrado e não gostaria de ser chamado, exceto em casos importantes.


Lidar com o barulho de fundo

Por outro lado, tem o barulho de que não consegue fugir: os colegas a conversar, portas a abrir e a fechar, smartphones a tocar, máquinas de café a trabalhar ou canecas a serem pousadas nas mesas. Tudo isto lhe pode retirar concentração e aqui a solução passa mesmo pelo uso de auriculares ou headphones, recorrendo à música para abafar o ruído de fundo. Claro, lembre-se de deixar o volume relativamente baixo para não incomodar quem está ao seu lado.


A fome fora de horas

Tomou o pequeno-almoço às 8h e a hora de almoço é às 12h mas são 10h30 e você está com fome. Infelizmente, nem sempre é possível usar o trabalho para afastar a sensação de fome e esta pode mesmo quebrar por completo a sua produtividade. Para a combater, lembre-se de levar uma barrita, uma peça de fruta ou um sumo que possa tomar a meio da manhã e/ou a meio da tarde.


LEIA TAMBÉM: Vícios que prejudicam a sua produtividade


Seja criativo na hora de se manter concentrado e prepare-se de antemão para as inúmeras distrações a que estará sujeito, não importa onde ou como está a trabalhar. A maioria dos problemas têm uma solução mesmo que esta passe por falar sinceramente com a equipa sobre comportamentos pouco ideais.


Keywords: Produtividade, Open Space, Coworking, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais