Como melhorar a cultura da sua empresa


Uma boa cultura da empresa é fundamental à felicidade e performance da sua equipa mas nem sempre é fácil construir uma digna da missão da marca. Da transparência, ao tipo de relação entre hierarquias, vários são os elementos que deve ter em consideração.


LEIA TAMBÉM: Truques para melhorar as suas finanças


Motive a equipa a partilhar as suas opiniões

Incluir a equipa nas decisões e ouvir o que têm para dizer cria um ambiente de aceitação e interajuda, demonstrando que confia nas capacidades dos profissionais que trabalham consigo e que respeita a sua perspetiva. Certamente nem sempre as suas opiniões irão ganhar força mas alimentar o diálogo e a argumentação é sempre bom. Quem sabe, até acabará por descobrir um ponto de vista novo.


Dê o exemplo

Uma equipa onde determinados membros não têm de seguir as regras impostas devido, por exemplo, à sua idade na empresa ou estatuto dentro desta, irá transmitir uma ideia de superioridade indesejada. Afinal, se as chefias e os colegas sénior não cumprem as regras, porque o devem fazer os restantes profissionais?


Trate a equipa como trata o cliente

Defender a igualdade junto dos clientes - na publicidade, nas redes sociais, etc - mas não o fazer dentro do escritório é contraditório e demarca uma má cultura de empresa. Partilhe sempre os valores da marca com todos, especialmente os novos membros, e tenha a certeza de que tudo corre segundo eles.


Tente ser transparente o máximo possível

Claro que existem informações que de nada são úteis à equipa, contudo, quando um novo contrato é conseguido ou quando um novo parceiro entra no jogo, é importante comunicar isso o quanto antes. De igual modo, quando as finanças da empresa estão a passar por um momento difícil, deve comunicá-lo. Ao ser transparente, cria uma sentido de família em detrimento de uma relação puramente formal, e os profissionais estarão mais preparados para grandes projetos ou grandes mudanças, conhecendo bem o contexto em que estas acontecem.


Reconheça as vitórias individuais e de grupo

Uma nova parceria, a excelente performance de um membro, os bons resultados de um projeto, uma ideia genial de um membro, tudo isto deve ser celebrado em equipa, garantindo que parabeniza os envolvidos publicamente. De igual modo, comemore as conquistas pessoais, a chegada de um filho, um casamento, uma mudança de casa, entre outros, mostrando a sua preocupação pela equipa não apenas como produtora de resultados mas também enquanto pessoa.


Ofereça alguma flexibilidade

Dias de folga extra para ir ao médico ou à reunião de pais. Tenha em consideração o bem estar da equipa, permitindo-lhe algumas liberdade que os incentivam a permanecer consigo a longo prazo, ajudando a empresa a reter talento.


LEIA TAMBÉM: Contabilidade: Dicas para freelancers e empreendedores a solo


Construir e manter uma boa cultura é fulcral a um futuro de sucesso em qualquer empresa, garantindo trabalho de excelência e uma equipa que quer permanecer ao seu lado.


Keywords: NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais