Como se preparar para uma conferência online


Eventos como o WebSummit ou os diversos webinars disponíveis em plataformas como o IAPMEI ou o Entrepreneur são perfeitos para aumentar a sua rede de networking mas também para adquirir conhecimento, útil no sucesso da sua carreira profissional e, claro, da sua empresa. Os tópicos são variados e vão de economia, a gestão, redes sociais, métodos de contratação,, elaboração de P&Ls ou propostas para possíveis parceiros e programas de apoio financeiro.


Contudo, não basta participar e, provavelmente, já se questionou sobre qual a melhor forma de aproveitar ao máximo estas iniciativas, agora mais frequentes e populares. Bem, abra o bloco de notas, pegue na caneta, e siga esta breve jornada sobre como se preparar para a próxima conferência online.


LEIA TAMBÉM: Como tirar apontamentos simples e eficazes durante eventos virtuais


Não queira fazer parte de tudo

Grandes eventos têm a vantagem de possuir nos seus programas várias sessões, desde entrevistas às tradicionais palestras, e é provável que se sinta atraído para diversos temas. Nestes momentos é preciso ter cabeça fria e criar um calendário com todas as iniciativas, seus objetivos, seus participantes e suas horas. Pode elaborá-lo num papel, usando um documento excel ou outra aplicação mas é fundamental não deixar se o fazer. Caso contrário, acabará com masterclasses em cima de fóruns, ou com um tempo tão preenchido que não consegue tirar partido do que cada momento tem para lhe oferecer.


Reflita sobre os seus objetivos

O ponto acima pode ser útil mas na realidade deixa-o com um problema: como escolher as palestras certas? Depois de conhecer o programa do evento, reflita sobre as áreas que deseja expandir. Gere as suas redes sociais mas ainda não sabe bem como criar o melhor conteúdo? Procure o especialista que se propõe a ensiná-lo. Determinados temas podem ser interessantes mas não contribuírem muito para o seu conhecimento quando comparados a outros assuntos mais urgentes.


Chegue na hora partilha, seja o primeiro da fila

Infelizmente, muitos profissionais trazem consigo a ideia de que os primeiros minutos de uma palestra ou entrevista podem ser saltados, afinal “nada começa a horas”. Este tipo de pensamento irá prejudicar a sua reputação e a sua aprendizagem. Transmita uma ideia de profissionalismo ao chegar a tempo e horas, aproveitando também para conhecer melhor o orador, evitando ainda perder informação dada logo no início.


Leve um bloco e tire apontamentos

Tal como lhe pedimos para fazer no início deste artigo, é fulcral que leve consigo um bloco ou um caderno para tirar as notas mais importantes. Gravar a conversa é também uma opção mas não aconselhável por algumas razões: o barulho do recinto ou problemas técnicos podem impossibilitá-lo de manter o áudio; ouvir apenas a conversa não lhe permitirá memorizá-la da melhor forma; e elaborar notas posteriormente impede-o de colocar questões ou tirar dúvidas.


Agora, deve estar a questionar-se se não pode usar o smartphone ou o tablet como alternativa e a resposta curta é “sim”. Porém esta estratégia não é tão boa para o processo de aprendizagem - escrever as notas num papel é mais eficaz -, e oferece-lhe uma imagem pouco profissional, pois quem o rodeia não sabe se está a tirar apontamentos ou a ver as redes sociais. Este método é talvez aceitável no seio de grandes conferências mas, quando se trata de um webinar ou um evento com pouca plateia, o ideal é mesmo o bloco de notas.


LEIA TAMBÉM: Networking: Como continuar a sua rede durante a pandemia


Pense em algumas questões importantes a fazer

Claro que as perguntas devem ser deixadas para o fim mas deve ter em mente algumas informações que gostaria de ficar a conhecer até ao final da palestra. Caso a dúvida não seja esclarecida ao longo da apresentação, garante que não se esquece de a colocar. De igual modo, deve estar atento a novas questões que surjam durante o evento em si.


A pandemia trouxe um aumento exponencial no número de webinars e de outras iniciativas online a que agora tem acesso, incluindo diversas organizadas internacionalmente. Estas oportunidades de aprendizagem devem ser aproveitadas ao máximo, permitindo-lhe conhecer mais sobre a sua área profissional e outras de interesse que possam vir a ser úteis no futuro. Mantenha-se atento, organize o seu tempo, escolha os tópicos importantes e regresse mais uma vez aos estudos.


Keywords: Evento, Conferência, Webinar, Masterclass, Palestra, WebSummit, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais