Como proteger a sua saúde mental durante o confinamento


A saúde mental é um tópico importantíssimo a ser discutido, especialmente durante a atual pandemia, altura em que o isolamento e as relações à distância vieram a afetar milhões de pessoas em todo o mundo. Estes problemas podem ter consequências graves como a depressão, por isso, trazemos sugestões que pode adoptar para se proteger na medida do possível.


LEIA TAMBÉM: Burnout: Dicas para evitar este mal que afeta tantos empreendedores


Saiba lidar com a diminuição dos resultados

Ainda que algumas indústrias tenham tido aumentos de receita pós-pandemia, a verdade é que a maioria viu os seus resultados diminuírem, sem que pudessem fazer nada para o travar. Juntar a equipa para um brainstorm de ideias é uma opção mas deve também ter em mente que comparar meses homólogos, por exemplo, não é necessariamente o melhor caminho a seguir, pois a circunstâncias são distintas. Saber aceitar que vivemos um “novo normal”, irá ajudá-lo a diminuir a ansiedade e o stress.


Use o velho truque do diário

Exteriorizar os seus sentimentos e as suas preocupações ajuda-o a lidar com eles. Este processo pode ser feito com um amigo íntimo ou com um diário, no qual se pode expressar sem limites ou receios de ser mal interpretado. Não tem de escrever diariamente mas faça-o sempre que precisar.


Cultive um novo projeto de que goste

Este projeto não tem de ser relacionado ao trabalho, podendo ser algo pessoal como um hobby. Dedique algum do seu tempo a uma atividade de que gosta e na qual se sinta relaxado, distraindo-se momentaneamente do que o rodeia. 


Não tenha medo da terapia

Falar com um psicólogo ou com um terapeuta pode ser a ajuda de que tanto precisa. Ainda muito tabu, este tipo de tratamento auxilia milhões de pessoas em todo o mundo e é um ato normal. Se vai ao médico quando não se sente fisicamente bem, e o encara como algo banal e habitual, então deve-o também fazer quando se trata da sua saúde mental.


LEIA TAMBÉM: Como identificar casos de possível burnout na sua equipa


O confinamento e o isolamento tanto para com colegas de trabalho, quanto para familiares e amigos próximos não afeta todos da mesma forma e é fundamental reconhecer que você não pode controlar tudo. Foque-se na sua saúde mental tanto quanto no recuperar do seu negócio.


Keywords: NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais