Empreendedorismo
Como testar uma ideia de negócio
Depois de ter dedicado muito tempo ao desenvolvimento da sua ideia de negócio, está na altura de a testar – em tempos económicos tão agrestes, é imprescindível que esteja o mais seguro possível no seu projeto para que se possa compenetrar nele a 100%.
A preparação para o sucesso está na identificação preventiva de problemas e na minimização do risco. Eis algumas formas de testar previamente a sua ideia de negócio.
Testar ideia com um investidor
Por apostarem o seu dinheiro num projeto alheio, os investidores são brutalmente honestos – uma razão mais do que suficiente para lhes apresentar a sua ideia. Estas não vão ser as pessoas que lhe vão mentir para não magoar os seus sentimentos, que vão identificar os buracos e problemas da ideia e que lhe vão mostrar se a sua ideia vale ou não a pena.
Mostrar o protótipo a vendedores
Com uma atividade diária nas “trincheiras” e um entendimento único sobre o funcionamento e gostos dos consumidores, os vendedores são aqueles que melhor sabem o que vende e não vende, justamente porque sabem do que é que os consumidores/clientes querem e precisam.
Tentar licenciar a ideia
Mesmo que decida que, avançando com a ideia, não a quer patentear ou licenciar, a verdade é que pode reunir muita informação importante ao apresentar a sua ideia a responsáveis pelo processo de licenciamento – eles sabem o que é uma boa ideia quando a veem.
Feedback do consumidor
Tente chegar a algum do seu target – não apenas amigos e família, mas pessoas que poderiam REALMENTE comprar o seu produto ou serviço. A probabilidade de serem parciais é muito menor.
ARTIGOS RELACIONADOS
Ideia de Negócio em Casa
Fontes de Ideias de Negócio